Estadão

Próximas decisões de juros do BCE serão totalmente guiadas pelos dados, diz Villeroy de Galhau

Membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE), François Villeroy de Galhau publicou nesta sexta-feira, 28, comunicado. Segundo ele, o BCE precisa agora ser "perseverante", a fim de que o aperto monetário seja transmitido e a inflação na zona do euro retorne à meta de 2%. Além disso, defendeu a importância do "pragmatismo". Segundo ele, as próximas decisões estão "em aberto" e "serão totalmente guiadas pelos próximos indicadores econômicos, como indicou ontem Christine Lagarde", a presidente do BCE.

Villeroy de Galhau ainda comentou que dados publicados nesta manhã no país confirmam a análise do BC da França de que a economia local "está no caminho de uma saída gradual da inflação, sem recessão". O Produto Interno Bruto (PIB) francês cresceu 0,5% no segundo trimestre ante o primeiro, acima da previsão de alta de 0,2% dos analistas ouvidos pela <i>FactSet</i>.

O dirigente atribuiu a surpresa positiva ao avanço das exportações do período. Ao mesmo tempo, a inflação desacelerou de novo, a 5% em julho no índice harmonizado europeu, após avanço de 5,3% em junho, apontou Villeroy de Galhau.

Posso ajudar?