Cidades

PT em pé de guerra

A velha história de que o PT sempre se une depois que o candidato do partido é escolhido ficou no passado. O grupo do deputado estadual Alencar Santana, incluindo o prefeito Sebastião Almeida, não engoliram até hoje a vitória do ex-prefeito Elói Pietá nas prévias realizadas no mês passado. É praticamente impossível acreditar que a sigla vai levantar a bandeira nesta campanha em um único discurso, tantas são as desavenças internas, que só pioram a cada dia.
 
 
 
Puxando tapetes
 
No sábado, o grupo de Alencar, que defendia o nome do suplente de vereador Maurício Brinquinho como vice de Elói sob o argumento de manter o partido unido, promoveu um verdadeiro golpe (como eles gostam de bradar). Ao perceberem que o vereador Moacir Souza seria o vencedor na disputa interna, com o apoio declarado do pré-candidato a prefeito, eles manobraram para adiar a decisão.
 
 
 
Posição desconfortável
 
Com toda essa briga interna, Elói Pietá – que cansa de dizer que só entrou na disputa para atender aos companheiros – está bastante desconfortável na posição de pré-candidato. Além do imbróglio interno, ele já percebeu que terá grandes dificuldades nas urnas. Pesquisas qualitativas e quantitativas que saem de diferentes siglas mostram que ele hoje está bastante distante de um possível segundo turno. Corre o risco de terminar a carreira política de forma melancólica.
 
 
Com o governador
 
Em meio à agenda bastante cheia por bairros de Guarulhos no último final de semana, o prefeiturável pelo PSDB, Carlos Roberto, encontrou um tempo para atender a um chamado do governador Geraldo Alckmin para participar de visita à Francal, no Anhembi, em São Paulo. Durante o encontro, os dois conversaram sobre as obras do Governo Estadual em Guarulhos, como a reforma do Pronto Socorro do Padre Bento, a Linha 13 da CPTM e a Fatec. Carlos Roberto aproveitou também para falar sobre a implantação de nova unidade do IML próxima ao Hospital Geral de Guarulhos.
 
 
 
Deixa trabalhar
 
Outro pré-candidato a prefeito que teve diversos compromissos junto à população tanto no sábado como no domingo foi Fausto Miguel Martello (PSD). Além de começar a mostrar o mote de sua pré-campanha (Deixa o Martello trabalhar), ele se reuniu com nomes do partido e de aliados em diferentes bairros da cidade. Nas redes sociais, o empresário não só posou para fotos como também apareceu em selfies junto aos moradores, como forma de se apresentar mais próximo da população.
 
 
 
Meu pai pai…
 
Já o deputado federal Eli Correa Filho (DEM), além de ter ao lado a mulher Francislene Assis de Almeida, que dá as cartas em sua pré-campanha, recorreu ao pai famoso no último final de semana em suas andanças por Guarulhos, que ainda não conhece por inteiro. O radialista Eli Correa (pai) acompanhou o rebento em algumas agendas pela periferia, como forma de dar maior visibilidade à pré-campanha rumo à Prefeitura.
 
 
 
Superando diferenças
 
Durante evento em que o PSC, que tem como principal expoente nacional o deputado federal Jair Bolsonaro, declarou apoio à pré-candidatura de Guti (PSB), o vereador – em seu discurso – demonstrou que gastará boa parte de seu tempo para tentar explicar suas parcerias. Disse que o momento é de “superar as diferenças e não se pautar pelos extremos” numa possível referência ao próprio Bolsonaro, que é da extrema direita, e a Marina Silva, da Rede, que se coloca em lado bastante oposto.
 
 
 
Ataque negado
 
Intensa movimentação policial na manhã de ontem, na avenida Tiradentes, número 2.851, próximo ao parque J.B.Maciel, chamou a atenção de quem passava pelo local. Um vizinho contou que o escritório político do deputado estadual Jorge Wilson (PRB) teria sido invadido durante a madrugada. Consultado, o pré-candidato a prefeito negou qualquer ocorrência ligada a ele. Mas coincidentemente duas motos da GCM e duas viaturas da PM permaneceram no local. Consultadas, GCM e PM não se manifestaram.  
 
 

Posso ajudar?