A expressiva votação dos candidatos do PT a deputados estadual e federal em Guarulhos, nas eleições deste domingo, demonstrou que o trabalho realizado pela máquina pública nas mãos do partido há nove anos e nove meses deu resultados. O vereador Alencar Santana pode ser considerado o maior vencedor, ao obter 118.871 votos apenas no município para a Assembleia Legislativa. No total, foram 154.272, que o colocaram como o 12º melhor colocado no Estado de São Paulo.
Janete Pietá, outra candidata apoiada pela máquina, teve 144.529 votos no total, quase dez mil a menos que seu colega de dobrada. Já em Guarulhos, ela ficou com 117.235, só três mil a menos que Alencar. Com o resultado dos dois, o PT se solidifica ainda mais na cidade, já que foi o único partido, com exceção do DEM de Jorge Tadeu (reeleito com um número muito pequeno de votos conquistados em Guarulhos), que mantém representação nos legislativos estadual e federal.
Tadeu se reelegeu com 164.650 votos. Mas apenas 12.450 obtidos em Guarulhos, numa demonstração que ele não mantém vínculos com os eleitores do município onde ainda tem seu domicílio eleitoral.
O resultado das urnas também representou um golpe à oposição ao prefeito Sebastião Almeida. Os dois nomes mais combativos à administração do PT tiveram votações bem abaixo do que esperavam em Guarulhos e não conseguiram se eleger. Carlos Roberto (PSDB), que tentava uma vaga na Câmara Federal, terminou com 103.373 votos, dos quais 55.804 obtidos em Guarulhos, um número bastante abaixo dos 245 mil que teve no segundo turno das eleições municipais de 2008. Com o resultado, fica na suplência da coligação formada por PSDB/DEM/PPS que elegeu 22 candidatos, mas com boas chances de assumir uma cadeira ou mesmo uma Secretaria no Governo do Estado, já que Geraldo Alckmin (PSDB) se elegeu no primeiro turno.
Alan Neto (PSC), outro nome que despontava como uma liderança de oposição, vê seus planos frustrados ao obter 36.928 votos em Guarulhos. No total, terminou com 44.073, o sexto melhor de sua coligação que elegeu quatro deputados estaduais.
Com os resultados obtidos pelos candidatos de oposição ao PT, o partido do prefeito sai fortalecido para as eleições municipais de 2012. Almeida, candidato natural à reeleição, consegue – neste momento – ofuscar o avanço do PSDB na cidade, que teve a melhor votação em 2008, chegando a ameaçar a continuidade. Nomes outrora fortes, como Jovino Cândido (PV) e Waldomiro Ramos (PTB), também desaparecem do cenário político local.
Dos 788.677 eleitores inscritos para votar em Guarulhos, 103.373 não compareceram para votar, 39.787 votaram nulo e 35.118 em branco. O total de votos válidos foi de 609.399.