Pole position nas duas corridas anteriores em Austin, Sebastian Vettel viverá situação completamente oposta na edição deste ano do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. No próximo domingo, o tetracampeão vai largar dos boxes por causa de uma punição, resultado da troca de toda a unidade de potência de sua Red Bull.
Ele teve a punição confirmada nesta sexta-feira. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que Vettel precisará usar um sexto motor no Circuito das Américas – o regulamento estabelece que cada piloto utiliza apenas cinco em todo o campeonato.
Por usar um motor extra, o alemão será punido. A Red Bull vinha tentando adiar a pena desde o retorno da F1 após o recesso de verão. No GP da Bélgica, ele teve problemas no quinto motor e precisou recorrer a unidades anteriores para conseguir correr sem sofrer punição.
A equipe, contudo, decidiu lançar de nova unidade nos Estados Unidos, que contará com apenas 18 carros no grid. A quantidade menor de rivais tornará menos difícil a recuperação de Vettel durante a prova, desfalcada das nanicas Caterham e Marussia.
A punição por troca de motor pode variar de uma perde de cinco posições no grid até a largada do pit Lane. Vettel cumprirá a sanção mais dura porque trocará todos os componentes da unidade de potência, formada por motor, dois sistemas de recuperação de energia, turbo, armazenador de energia e um sistema de controle eletrônico.
Sem chance de brigar pela pole no treino classificatório deste sábado, Vettel não deverá desgastar muito seu carro na véspera da corrida. Mas a Red Bull garantiu que ele ao menos dará algumas voltas no circuito.