Cidades

Puxadão do Aeroporto Internacional será entregue neste sábado

Parte da obra desabou no final do ano passado, adiando inauguração do terminal remoto

A Delta Construção confirmou à reportagem do HOJE que, neste sábado, dia 21, entrega a Infraero o puxadão que, em dezembro do ano passado, teve parte do teto desmoronado às vésperas da inauguração. Segundo a empresa cerca de mil funcionários divididos em três turnos de trabalho conseguiram manter a data limite firmada com a estatal. Caso não cumprisse, a Delta poderia ser multada.

O novo terminal remoto, apelidado de puxadão, ocupa uma área de 12 mil m2, terá capacidade para 5,5milhões de passageiros/ano, e conta com áreas de embarque e desembarque, área de espera e áreas comerciais. Na área de embarque, foram instalados 34 balcões de check in, 10 portões de embarque e seis gates de checagem de segurança com equipamentos de raio "X", além de esteiras de bagagem. A área de desembarque contém três posições para entrega de bagagens dotadas com esteiras inclinadas. O terminal foi equipado ainda com cinco elevadores e dois estacionamentos, com capacidade para 600 veículos.

O contrato firmado entre Infraero e Delta foi de R$ 85,75 milhões para a construção do puxadão que causou polêmica em 2011 pelo fato de ter sido contratado sem licitação e em regime de urgência. A estatal alegou que a construção deveria ser feita rapidamente para evitar um caos no maior aeroporto da América Latina nas festas de fim de ano. No fim, não houve nem o caos esperado e nem a entrega da obra.

Após a entrega, a Infraero deverá fazer ajustes operacionais, de cerca de 10 dias, até que o novo espaço inicie sua operação. Especula-se que a Gol linhas aéreas é uma das empresas que estará presente no novo terminal.

Posso ajudar?