O governo de Santa Catarina elaborou uma lista de livros que devem ser banidos em escolas do Estado. A informação foi confirmada pelo <b>Estadão</b> nesta quarta-feira, 8. Na terça, 7, o governo distribuiu um ofício circular determinando a retirada das obras de escolas públicas.
Ao todo, nove livros aparecem na lista. Dentre eles, está um sucesso de Stephen King, <i>It: A Coisa</i>. Também figuram as obras <i>Laranja Mecânica</i>, de Anthony Burgess, que deu origem ao filme dirigido por Stanley Kubrick, e <i>Os 13 Porquês</i>, de Jay Asher, que gerou uma série na Netflix.
A lista dos livros inclui ainda <i>O Diário do Diabo: Os segredos de Alfred Rosenberg, o maior intelectual do nazismo</i>, que revela detalhes sobre o regime extremista de Adolf Hitler e o Terceiro Reich. Os títulos <i>Os 13 Porquês</i>, que gira em torno das consequências do suicídio, e <i>A Química Entre Nós</i>, que fala sobre amor e sexo a partir dos olhares da psicologia e da neurociência, também foram recolhidos pela Secretaria de Educação de Santa Catarina.
Confira todos os títulos:
> A química entre nós (Larry Young e Brian Alexander)
> Coração Satânico (William Hjortsberg)
> Donnie Darko (Richard Kelly)
> Ed Lorraine Warren: demonologistas – arquivo sobrenaturais (Gerald Brittle)
> Exorcismo (Thomas B. Allen)
> It: A coisa (Stephen King)
> Laranja Mecânica (Anthony Burgess)
> Os 13 Porquês (Jay Ascher)
> O diário do diabo: Os segredos de Alfred Rosenberg, o maior intelectual do nazismo (Robert K. Wittman e David Kinney)
"Determinamos que as obras listadas sejam retiradas de circulação e armazenadas em local não acessível à comunidade escolar. Em breve enviaremos novas orientações", diz o ofício. O documento é assinado pelo supervisor regional da Educação, Waldemar Ronssem Júnior, e pela integradora Regional de Educação, Anelise dos Santos de Medeiros.
Ao <b>Estadão</b>, a assessoria governo de Santa Catarina afirmou que os livros foram comprados e distribuídos em uma gestão anterior, mas não estão de acordo com o cronograma pedagógico atual para as séries iniciais.
Segundo o órgão, uma criança do ensino fundamental teria levado um desses livros para casa e a mãe questionou a disponibilidade dele pela escola.
Ainda de acordo com o governo, o recolhimento teria como objetivo removê-los dos primeiros anos do ensino fundamental e redistribuí-los para os anos finais e para o ensino médio. O órgão não apresentou um prazo para essa redistribuição, mas indicou que "deve ser logo".
Em suas redes sociais, o governador Jorginho Mello criticou a educação a nível federal nesta terça-feira, 7. O destaque foi para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mello afirmou que a "agenda ideológica domina a pauta na educação federal", ao mesmo tempo em que disse que "em SC estamos preservando nossos valores e investindo pesado no futuro das crianças e dos jovens". Ele não falou sobre a lista de livros removidos das escolas em seu Estado.
<b>Veja as sinopses dos nove livros proibidos em escolas de Santa Catarina</b>
A química entre nós – Larry Young e Brian Alexander (Ed. Best Seller)
O livro une o neurocientista e professor de psiquiatria na Emory University School of Medicine Larry Young e o jornalista Brian Alexander para desvendar os "mistérios" do amor. Juntos, os dois fazem um compilado de tudo o que a ciência sabe sobre temas que envolvem amor, paixão e sexo, como atração física, ciúmes e infidelidade. A química entre nós é publicado pela Editora Best Seller.
<b>Coração Satânico – William Hjortsberg (Ed. Darkside)</b>
Em 1987, o livro chegou a ganhar uma adaptação estrelada por Mickey Rourke e Robert De Niro nos cinemas. A obra, considerada um dos maiores clássicos da literatura dark e o romance mais importante de William Hjortsberg, mistura terror e histórias de detetive.
<i>Coração Satânico</i> chegou a ficar uma época fora de catálogo no Brasil, mas voltou a ser publicada pela Editora Darkside em 2017. No livro, o autor une suspense e temas considerados tabu.
<b>Donnie Darko – Richard Kelly (Ed. Darkside)</b>
Donnie Darko dá nome a um famoso filme de Richard Kelly, lançado em 2001, mas o livro publicado pela Editora Darkside não é a obra que deu origem ao longa. O livro traz, na íntegra, o roteiro original com detalhes da trilha sonora do filme, que inclui músicas de Tears For Fears e Echo and the Bunnymen.
A trama, que se passa na véspera do Dia das Bruxas, conta a história de um adolescente com sintomas de sonambulismo e esquizofrenia. O protagonista escapa da morte após uma turbina de avião cair em seu quarto e passa a ter alucinações com Frank.
<b>Ed & Lorraine Warren. Demonologistas. Arquivos Sobrenaturais – Gerald Brittle (Ed. Darkside)</b>
O livro é uma biografia do casal Ed e Lorraine Warren, investigadores paranormais. Os dois ganharam várias versões na cultura pop e foram retratados em longas como <i>Invocação do Mal</i>, <i>Annabelle</i> e <i>Horror em Amityville</i>.
A obra, publicada também pela Darkside, promete ser "rico em detalhes como nenhum outro", já que o autor, Gerald Brittle, teve acesso exclusivo a anotações do casal. Os temas incluem relatos de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas.
<b>Exorcismo – Thomas B. Allen (Ed. Darkside)</b>
<i>Exorcismo</i>, escrito pelo jornalista Thomas B. Allen, conta a história real que originou o clássico <i>O Exorcista</i>, de 1973, dirigido por William Friedkin. O autor, que teve acesso ao diário que ajudou no exorcismo que inspirou o longa, narra em detalhes o que aconteceu com Robert Mannheim, um jovem norte-americano de 14 anos. A obra, publicada pela Darkside, chegou a ser elogiada pelo casal Ed e Lorraine Warren.
<b>It: A coisa – Stephen King (Ed. Suma)</b>
Um dos maiores sucessos de Stephen King, autor considerado o "mestre" do terror, <i>It: A Coisa</i> também inspirou adaptações no cinema, mas mais recentes. A primeira foi lançada em 2017 e a segunda, em 2019. Ambas foram produzidas pela Warner.
A trama tem início em 1958 e acompanha um grupo de sete amigos que passa a enxergar um ser sobrenatural e maligno que assume, na maioria das vezes, a forma de um palhaço. Trinta anos depois, os protagonistas se reencontram e precisam enfrentar seus medos e "a Coisa" novamente. <i>It: A Coisa</i> é publicado pela Editora Suma.
<b>Laranja Mecânica – Anthony Burgess (Ed. Aleph)</b>
Outra obra clássica que ganhou uma versão nos cinemas, <i>Laranja Mecânica</i> dá nome ao que é considerada uma das "obras-primas" do diretor Stanley Kubrick. O livro também é considerado um clássico distópico e retrata um mundo pós-original ao lado de obras como <i>1984</i>, de George Orwell, <i>Admirável Mundo Novo</i>, de Aldous Huxley, e <i>Fahrenheit 451</i>, de Ray Bradbury.
A história foca em uma gangue de adolescentes que comete perversidades e atos de violência em meio a um governo autoritário. O protagonista, Alex, é submetido a um método experimental de recondicionamento de mentes criminosas após cometer um assassinato.
O longa de Kubrick se baseou em edições americanas que suprimiram o capítulo final – editores acreditaram que um final sem redenção para Alex é "mais realista". A edição da Editora Aleph, porém, traz a parte excluída.
<b>Os 13 Porquês – Jay Ascher (Ed. Ática)</b>
O livro inspirou uma série na Netflix produzida por Selena Gomez em 2017. A trama narra a história de Hannah Baker, uma adolescente que cometeu suicídio e envia fitas que teriam a ver com a sua morte. A produção do serviço de streaming gerou uma ampla repercussão à época do lançamento, criando campanhas contra o suicídio, o bullying e em prol do enfrentamento da depressão.
<b>O Diário do Diabo: Os Segredos de Alfred Rosenberg, O Maior Intelectual do Nazismo – Robert K. Wittman e David Kinney (Ed. Record)</b>
<i>O Diário do Diabo</i> traz registros de Alfred Rosenberg, figura importante do círculo íntimo de Adolf Hitler. O livro traz detalhes sobre o regime nazista em que Alfred esteve diretamente envolvido. Ele é publicado pela Editora Record.
*Estagiária sob supervisão de Charlise de Morais