Artigos

Qualificação para empreender

O Brasil passa por um momento especial em sua economia com a expansão da classe C,  fortalecimento do mercado interno, geração de empregos e abertura de uma grande quantidade de empresas. O cenário favorável estimula empreendedores a aproveitar o ciclo de prosperidade, identificando novos mercados e explorando de forma eficiente os já existentes.


Novos negócios de sucesso surgem por meio de iniciativas modestas, uma idéia original, uma vontade de mostrar que pode inovar e produzir algo que irá beneficiar e será desejado pela sociedade. São empreendedores conhecendo bem o mercado em que pretendem atuar, suas características, as barreiras, a forma de atingir o público consumidor e até os parceiros que o ajudaram nos primeiros passos.


O crescimento no Brasil é significativo: só a nova geração de Empreendedores Individuais que se formalizaram entre 2009 até 2011 ultrapassa mais de 1,4 milhão de novas empresas, com uma perspectiva de 5 milhões até 2015.


São empreendedores que encaram a nova realidade e precisam de apoio para que o sonho de ter uma empresa não dure poucos meses ou anos. Este apoio passa pela capacitação, pelo desenvolvimento gerencial dos novos empresários, que precisam acessar as modernas formas de gestão administrativa, conhecer os mecanismos de financiamento e investimento, as técnicas de marketing, vendas, tecnológicas, administração de pessoas, legislação trabalhistas, entre tantos outros conhecimentos relevantes para o sucesso do negócio.


As MPEs têm a grande vantagem de estarem perto de seus clientes. Ouvem mais, agem mais rápido, alteram seus processos de forma quase instantânea sem enfrentar os diversos níveis hierárquicos de uma grande empresa. No varejo, verificamos que a medida que o mercado se padroniza, estar próximo dos clientes pode ser um diferencial importante, pois sabemos que a cordialidade nas relações comerciais, o respeito a opinião e ao desejo do cliente, além de um atendimento exclusivo e personalizado, será sempre mais fácil para o empreendedor pequeno do que para as grandes redes.


Porém, isso não é suficiente! Empresas surgem e crescem por idealismo de seus empresários. No entanto, em um mundo competitivo em que os concorrentes não estão mais na mesma rua ou cidade, e sim do outro lado do mundo, encontrará mais rapidamente o sucesso desejado, o empreendedor que, além de toda sua vontade e dedicação, buscar a qualificação pessoal e de sua equipe.


Entidades como a Associação Comercial de Guarulhos e as demais do Estado de São Paulo que compõem a Facesp, têm promovido a contínua qualificação de empreendedores. Participe!


Wilson Lourenço
Vice-Presidente da RA-3 da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp)

Posso ajudar?