Variedades

Quando o passado está presente na cozinha

Tendência é interessante para deixar os espaços com um ar mais descontraído

Não tem jeito, os decoradores voltaram no tempo e trouxeram tendências de eletrodomésticos e utensílios domésticos que eram usados nos tempos da vovó. Apesar da aparência antiga, são equipamentos que abusam do que há de mais moderno em tecnologia.

É uma tendência que deixa o ambiente descontraído e personalizado. Na cozinha, o estilo retrô aparece com frequência em produtos que são utilizados no dia a dia. A Cozi – Equipamentos e Utensílios para Cozinha oferece desde baldes e conjuntos para pipoca, para ver um filminho com a família num clima de nostalgia. Em alguns modelos são reproduzidos os tradicionais saquinhos vendidos na entrada dos cinemas nos anos 50.

Outro item indispensável na cozinha daquela época era a balança utilizada para dosar a quantidade de alimentos. Aqui, ela ganhou charme e estilo em metal pintado de branco, tem capacidade para pesar até quatro quilos com precisão. Seguindo essa onda, não poderiam faltar os "velhos" potes para armazenamento de açúcar, chá e café, além de porta biscoitos em metal e porta pão com tampa de madeira.       

Eletrodomésticos acompanham o estilo retrô

Mas as novidades do passado não param por aí. Marcas já consagradas no mercado também apostam nessa tendência. A Brastemp, por exemplo, tem uma linha completa com frigobar, geladeira e até fogão, tudo inspirado nos anos 50.

O frigobar tem um estilo nostálgico associado ao que há de melhor na contemporaneidade. Os pés não arranham o chão e o logo da marca e o puxador são originais, utilizados há mais de cinquenta anos. Já o refrigerador é puro charme do passado com o melhor da tecnologia do presente. Utiliza tecnologia frost free, sistema que não forma gelo nas paredes, conta com um controle eletrônico de temperatura externo, com funções pré-programadas para o que você precisar. Criado para atender às novas tendências e levar personalidade ao lar dos brasileiros, seu design resgata ícones da história da marca, como o esquimó, linhas arredondadas, puxadores de alumínio e logo utilizado nos anos 50.

Para finalizar, um fogão quatro bocas totalmente inspirado em referências do passado. É uma viagem direta para a cozinha da vovó sem sair do lugar. O que muda é a modernidade do aparelho que traz timer digital sonoro, grill elétrico e boca quadri-chamas, para acelerar o preparo dos seus pratos.

Vale lembrar que todas essas dicas dão um toque de requinte e sofisticação ao ambiente, mas que é preciso adequar os pisos e paredes à decoração dos anos 50, para que tudo fique harmonioso, caso contrário, o resultado pode não agradar.

Posso ajudar?