O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 teve seu primeiro dia de prova neste domingo, 5, com questões sobre Linguagens e Ciências Humanas e uma redação dissertativa. Os candidatos terão de responder, ainda, às questões de Ciências da Natureza e Matemática no próximo domingo, 12.
Depois, é só aguardar pelo resultado para utilizar a nota para se inscrever nos programas de vagas em universidades. Confira abaixo datas e detalhes sobre os próximos passos.
<b>Quando sai o gabarito oficial do Enem 2023?</b>
A divulgação dos gabaritos oficiais das duas provas do Enem 2023 serão divulgados no dia 24 de novembro. Eles poderão ser acessados na seção Provas e Gabaritos do <a href="https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/provas-e-gabaritos" target=_blank><u>portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)</u></a>.
Antes da data de divulgação dos gabaritos oficiais, os candidatos podem acessar no Estadão gabaritos extraoficiais feitos por professores de cursinhos pré-vestibulares. Os resultados extraoficiais das 90 questões do primeiro dia de prova já estão disponíveis.
<b>Quando é divulgado o resultado do Enem?</b>
Os resultados individuais do Enem 2023 serão disponibilizados em 16 de janeiro de 2024. Os candidatos poderão consultar suas notas, a partir desta data, na Página do Participante do Enem.
<b>Quando posso ver o espelho da redação?</b>
A partir do dia de divulgação dos resultados, o MEC tem o prazo de 60 dias para permitir o acesso do participante ao espelho da redação. O documento também ficará disponível na <a href="https://enem.inep.gov.br/participante/#!/" target=_blank><u>Página do Participante do Enem</u></a>.
<b>Para que serve o Enem?</b>
A prova é a principal porta de entrada para universidades federais no País, além de algumas estaduais e privadas. Também serve de método para conseguir bolsas de estudo e financiamento em instituições particulares, como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Cerca de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para fazer a prova, que teve uma taxa de abstenção de 28,1%, segundo o Ministério da Educação (MEC). Para conseguir concorrer às vagas em universidades de todo o País por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), é necessário comparecer aos dois dias de provas e não zerar a redação.
A nota do Enem também pode ser utilizada para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, no caso de adultos que não terminaram o ciclo de educação básica.
<b>Quando começa o Sisu?</b>
Como em todos os outros anos, o Sisu terá dois momentos de inscrição em 2024 para a disputa de vagas em instituições públicas de ensino superior: no início e no meio do ano. No entanto, as datas exatas de inscrições e de divulgação dos resultados ainda não foram divulgadas pelo MEC.
Para participar do SISU 2024, é necessário ter feito o Enem 2023. As inscrições acontecem no próprio <a href="https://sisualuno.mec.gov.br/#/login" target=_blank><u>portal do SISU</u></a>.
<b>Quando as inscrições no ProUni e FIES poderão ser feitas?</b>
As datas para inscrições no ProUni e no FIES 2024 também ainda não foram divulgadas. Os dois programas exigem pontuação mínima dos candidatos no Enem. Diferentemente do SISU, nesses dois casos é possível utilizar notas de provas anteriores do exame.