A tarde deste sábado, 28, não foi das melhores para a AD Guarulhos. Depois de cinco vitórias consecutivas, o Índio guarulhense conheceu sua segunda derrota em sequência no Campeonato Paulista da 4ª Divisão. Os comandados do técnico Ricardo Alexandre foram superados pelos representantes da Portuguesa Santista, que com objetividade e precisão venceram o duelo no estádio Antônio Soares de Oliveira pelo placar de 3 a 1, e de quebra assumiram a liderança isolada do grupo 4 da competição estadual. Já o time de Guarulhos caiu para a vice-liderança com 15 pontos.
Em busca da reabilitação no certame regional, a AD Guarulhos terá pela frente o ascendente E.C. São Bernardo, que ocupa a 4ª colocação na chave com 12 pontos conquistados em 7 jogos, novamente em casa, no próximo sábado, 04. Para este duelo, o técnico Ricardo Alexandre conta com o retorno do volante Lucas Neves, que cumpriu suspensão diante da Briosa. Já o time de Santos faz o clássico do Litoral Paulista contra o Jabaquara no dia seguinte.
O jogo
Estava em jogo no estádio Antônio Soares de Oliveira a liderança do grupo 4 do último nível do Campeonato Paulista. Diante deste cenário o maior destaque dos primeiros minutos foi a cautela. Isso até a defesa da AD Guarulhos titubear em um lance de bola parada e ver os visitantes sairem para o abraço. Cobrança de falta do experiente Ricardinho, a bola se chocou no poste direito do goleiro Lucas Machado, Pedrão pegou o rebote, sem marcação, e ajeitou para o zagueiro Dema balançar as redes. Portuguesa Santista 1 a 0.
Até momentos antes do gol inaugural, o Índio se comportava bem taticamente dentro da proposta de jogo adotada pelo técnico Ricardo Alexandre. No entanto, estar atrás do marcador desestabilizou o time dentro das quatro linhas. Atônita em campo a agremiação branca e azul de Guarulhos sofreu o segundo gol minutos mais tarde. Foi um verdadeiro apagão do sistema defensivo. Arremesso lateral cobrado para dentro da pequena área, a zaga ficou assistindo a bola passear entre os defensores até a chegada de Fernando Júnior, que de cabeça, ampliou o marcador.
Com 2 a 0 contra, os donos da casa conseguiram equilibrar o duelo após os 30 minutos e impedir que os visitantes pudessem aumentar o placar ainda na primeira etapa. O time bem que tentou, mas faltou qualidade para definir os lances e criar maiores problemas para o selecionado santista. Entretanto, com uma disposição tática bem definida e executada na mesma proporção, os guarulhenses conseguiram de alguma forma conter o ímpeto dos representantes da tradicional Briosa.
Os minutos que antecederam o início da etapa poderiam servir como estímulo para uma possível reação da AD Guarulhos na partida, mas não foi bem assim que desencadeou o duelo. A equipe acabou ficando refém de suas próprias limitações e pouco incomodou a meta defendida pelo arqueiro Rogério Júnior, que pouco trabalhou na partida. Em contrapartida, o ex-atacante da AD Guarulhos, Lucas Lino, se transformou em carrasco de seu ex-clube ao marcar o terceiro gol dos visitantes antes dos 20 minutos. Era o gol da vitória.
Contudo, como diz o dito popular de que “Enquanto há vida, há esperança”, os anfitriões embalados por outro dialeto popular do futebol que diz “Perdido por um, perdido por dez”, mudou sua maneira de jogar e se aproximou mais da área da Briosa. Mas, assim, como viu os visitantes iniciarem o caminho para o triunfo, o Índio também fez o seu de honra. Ou seja, na bola parada. O atacante Kaique Corrêa cobrou falta próxima da meia-lua e com a ajuda do morrinho artilheiro deu números finais ao duelo que colocou a Portuguesa Santista na liderança isolada do grupo 4 com 17 pontos.
Ficha Técnica
AD Guarulhos 1 x 3 Portuguesa Santista
Local: Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira;
Árbitro: Daniel Bernardes Serrano;
Público e Renda não divulgados;
Cartões Amarelos: Bartô e Macksuel Cruz (AD Guarulhos), Lucas Lino e Jean Chera (Portuguesa Santista);
Gols: Kaique Corrêa aos 29 do 2º Tempo (AD Guarulhos), Dema aos 20 do 1º Tempo, Fernando Júnior aos 28 do 1º Tempo e Lucas Lino aos 17 do 2º Tempo (Portuguesa Santista);
AD Guarulhos – Lucas Machado, Bartô, Marcelo Silva, Everton Nascimento e Carlos Eduardo, Macksuel Cruz (Royce Júnior), Luciano Júnior, Douglas Pereira (Deghliê Oliveira) e Benitto Souza, Kaique Corrêa e Felipe Manoel – Técnico: Ricardo Alexandre
Portuguesa Santista – Rogério Júnior, Matheus Frazão, Dema, Lucas Ribeiro e Vinicius Machado, Pedrão (Jean Santos), Lucas Lino (Kauê Rivera), Carlos Alberto (Jean Chera) e Ricardinho, Fernando Júnior e Willian Anicete – Técnico: Ricardo Costa


