Variedades

Quase 30 kg mais magra, terapeuta muda forma de enxergar a vida

Simone da Silva Ferreira, de 47 anos, terapeuta corporal, já foi obesa, mas com a ajuda do Grupo de Atendimento a Obesos (GAO) da Universidade Guarulhos ela conseguiu emagreceu mais de 28 quilos. Hoje, ela mudou a forma de encarar a vida
 
A terapeuta chegou a pesar 116 quilos. Assim como muitos obesos, Simone não entendia como seu corpo tinha se modificado drasticamente e não enxergava um problema emocional em sua compulsão por comida. Em 2000, ela conheceu o GAO, quando ainda estava na fase do sobrepeso. Somente em 2008, quando voltou ao grupo, descobriu que já estava obesa.
 
Foi então que Simone, junto com o apoio de psicólogos, nutricionistas e profissionais de educação física, começou a entender que seu sistema psicológico estava afetado e a impulsionava para a obesidade. “Lá eu tinha o acompanhamento e comecei a controlar meus impulsos, o que era fome, o que era ansiedade e vontade de comer”, explicou.
 
Tudo começou com um problema envolvendo drogas que atingiu sua família.  “Fiquei desequilibrada emocionalmente nesta época”, contou. Ela disse que naquele período não tinha vontade de sair de casa ou se socializar com outras pessoas.
Hoje pesando 88 quilos, Simone conta que tem regras. “O horário de comer é sagrado para mim. Eu aprendi a comer e vi que a gente não sabe comer, ou fazer escolhas saudáveis. Além disso, em todas as refeições eu paro, mastigo, solto os talheres e aprecio o alimento”, explicou.
 
Barreira
Após o reconhecimento do problema e o começo do acompanhamento do GAO, Simone mudou sua vida, terminou o curso e hoje é Terapeuta Corporal Holística. Ela contou que melhorou a relação com o marido e tem uma vida social bastante ativa. “Eu costumo sair, sou convidada para muitas coisas e gosto desta nova fase”, explicou.
 
Um sonho de Simone sempre foi praticar dança do ventre, mas nunca teve coragem de participar de uma aula por conta de sua aparência. Um dia antes da entrevista ao GuarulhosWeb, ela se encheu de coragem e foi experimentar a novidade. “Eu sempre tive vergonha, mas eu me senti bem e fui. É uma atividade física ótima, você emagrece, alonga e agora eu amei e vou fazer”, contou. 
 

Posso ajudar?