Cidades

Quatro escolas seguem ocupadas em Guarulhos

Mesmo depois da decisão do Governo do Estado de suspender a reorganização, prevista para o início do ano letivo de 2016, quatro escolas de Guarulhos continuam ocupadas nesta segunda-feira. Os estudantes estariam realizando assembleias individuais para debater assuntos pontuais de cada unidade de ensino. 
 
Na sexta-feira, dia 4 de dezembro, o governador Geraldo Alckimin, em entrevista coletiva, suspendeu o projeto que disponibilizaria 94 escolas, que seriam transformadas em creches e escolas técnicas. O pronunciamento se deu após a ocupação de escolas e protestos que ganharam as ruas e acabaram com tumultos e adolescentes detidos. No sábado, foi publicado no Diário Oficial do Estado a suspensão da decisão anterior. 
 
Nesta segunda-feira (7) escolas em todo o Estado continuam ocupadas. Em Guarulhos, quatro delas seguem em protesto. No sábado, aconteceu uma plenária com todas as unidades de ensino. “A avaliação foi de que o movimento contra a reorganização, liderada pelos estudantes, está obtendo vitórias inquestionáveis” disse Osani Martiniano, diretora da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Estado). 
 
Ainda segundo a Apeoesp, as escolas EE Ilia Zilda e EE José Storopoli optaram pela desocupação, já as demais esperam resolver questões internas antes da saída dos alunos “como o autoritarismo de diretores”.
 
Ainda no decorrer desta segunda-feira, os alunos devem realizar assembleias em cada unidade de ensino que podem terminar em desocupações.
 
Desde o dia 19 de novembro, estudantes com o apoio da Apeoesp e movimentos estudantis ocupam escolas em Guarulhos. Durante as manifestações seis escolas chegaram a ficar ocupadas ao mesmo tempo.