As equipes de resgate retiraram nesta sexta-feira quatro mineiros que passaram 36 dias soterrados em uma mina que tinha desmoronado en Shandong, na China.
A mina de gipsita desmoronou no dia 25 de dezembro, matando um pessoa e deixando outras 17 desaparecidas, incluindo os quatro sobreviventes. Nos dias seguintes, as equipes de resgate detectaram as quatro pessoas, que estavam a mais de 200 metros abaixo da superfície.
As equipes conseguiram resgatar os trabalhadores através de dois túneis de acesso que foram perfurados. O canal chinês CCTV mostrou o momento em que o sobrevivente chegou à superfície. Em seguida, ele foi levado ao hospital.
Cinco dias depois do desabamento, câmeras de infravermelho detectaram os quatro mineiros acenando. As equipes de resgate então começaram a perfurar o solo para salvá-los. Durante todos esses dias, os socorristas enviaram comida e roupas para os homens através de quatro pequenos túneis.
Dois dias depois do desmoronamento, o proprietário da mina, Ma Congbo, cometeu um suicídio. Quatro executivos da mina foram demitidos. Fonte: Associated Press.