Somente após quatro meses da assinatura dos contratos de locação e depois de denúncia publicada pelo GuarulhosWeb de que as viaturas estavam guardadas em pátios da administração municipal, a Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta sexta-feira a entrega de 27 veículos para a Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) e para a Guarda Civil Municipal (GCM).
Quando o GuarulhosWeb descobriu as viaturas da GCM escondidas em um pátio da Banda da GCM, a Prefeitura, por meio de nota, chegou a negar a contratação de alguns dos modelos citados. O vereador João Dárcio (PTN), ex-secretário de Segurança, chegou a dizer na tribuna da Câmara chegou a afirmar que os jornalistas que divulgavam tal falto estavam sendo levianos.
O GuarulhosWeb revelou inclusive que havia incompatibilidade entre os sistemas de comunicação disponíveis nas novas viaturas, que vieram com aparelhos digitais, e os utilizados pela corporação, ainda analógicos.
Dos 27 automóveis, 18 ficarão a serviço da GCM. São 14 minivans Spin, duas caminhonetes S10 e dois Renault Duster. Já a STT recebeu nove viaturas, sendo sete Montana e duas minivans Spin.
“Esses veículos resultam em mais segurança para a população e também melhores condições de trabalho para os servidores”, destaca o prefeito Sebastião Almeida. Os automóveis passaram por vistorias e adequações técnicas antes de serem liberados para o trabalho de agentes e guardas municipais nas ruas da cidade.
Com as novas viaturas, a STT, de 12 carros, passa a ter 21 veículos para o trabalho de fiscalização do trânsito e serviços de sinalização viária. As viaturas entregues à Pasta são resultado de uma ação mitigadora, fruto da negociação com um empreendimento que se instalou na cidade. Em contrapartida ao impacto que a atividade causará no trânsito, a empresa responsável doou os veículos à Prefeitura. Já as viaturas da GCM foram locadas de uma empresa de autopeças de Osasco.