A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo faz um alerta no Dia Nacional de Luta contra Queimaduras (6 de junho): apenas em 2010 houve quase nove internações diárias por queimaduras no Estado, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Das 3.188 hospitalizações por queiomadura registradas na rede pública no ano passado, 80% foram relativas a lesões de médio e grande portes.
Dados analisados pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, envolvendo o atendimento de 235 pacientes em 2009 corroboram o alerta: 77,4% das queimaduras ocorrem em acidentes domésticos e atingem, em 40% dos casos, crianças de 0 a 9 anos.
Além disso, em às causas de queimaduras, 41,3% são por combustão (fogo e álcool), 33,2% por escaldo (água quente, café, sopa, entre outros) e 8,9% por contato (esbarrar em forno ou ferro de passar, por exemplo). "A média da extensão das queimaduras tratadas no HC é de 13%, o que equivale a quase dois braços inteiros", ressalta Luiz Philipe Molina Vana, chefe do Ambulatório de Queimados do hospital.