A vinda de linhas do Metrô para Guarulhos é um caminho sem volta. Por determinação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), a cidade terá duas estações da linha Branca em quatro ou cinco anos, permitindo a ligação direta até a região da avenida Paulista, em São Paulo. A linha Celeste chegará ao Centro de Guarulhos em um segundo momento, sempre dentro de um planejamento necessário de ampliação da malha metroviária da região metropolitana de São Paulo.
Mas bem antes que o Metrô, dentro de pouco mais de um ano, Guarulhos já contará com uma linha de trem, desde o Aeroporto, passando pelo Cecap, até a zona leste de São Paulo, de onde será possível chegar ao Centro da capital por trilhos. Óbvio que seria muito melhor se as linhas já estivessem implantadas e os trens rodando. Mas ninguém faz mágica. O Governo do Estado vem se dedicando em dar a Guarulhos um sistema de transportes eficiente, criando uma malha que inclui ainda o Corredor Metropolitano. A primeira fase já foi entregue e a ligação do Cecap à Vila Galvão só depende de alvarás municipais para ter início.
Ou seja, mentem aqueles que insistem em dizer que Guarulhos não recebe a devida atenção do Governo de São Paulo. Na verdade, quem não cuida do sistema de transportes do município é a atual administração, há 12 anos nas mãos do PT. Basta olhar para os ônibus lotados para verificar quem não mexeu uma palha para implementar o transporte sobre trilhos. Por mais que as linhas férreas sejam atribuição do Estado, o município poderia buscar investimentos, seja do governo federal ou de organismos internacionais, como o Banco Mundial, para ligações locais sobre trilhos.
Aliás, o prefeito Sebastião Almeida (PT) esteve na Coréia do Sul em 2010 para conhecer o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e atrair empresários daquele país interessados no segundo município do Estado. Voltou de lá todo prosa, prometendo, prometendo e prometendo. Gastou R$ 2 milhões em um estudo de viabilidade do VLT mas, três anos depois, não fala mais nada a respeito. Apenas usa sua lábia para atacar o governo do Estado, como se não tivesse responsabilidade alguma em relação ao tema.
Um prefeito que defende Guarulhos, em vez de ficar atacando, deveria buscar formas de efetivar um sistema de transportes próprio. Como candidato ao Executivo, apresentamos propostas viáveis para trazer o Metrô a Guarulhos no mais breve espaço de tempo possível. Nossas ideias deram frutos, tanto que as estações Ponte Grande e Dutra (ao lado do Internacional Shopping), conforme foram confirmadas pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, seguem exatamente o projeto que entregamos ao Governo do Estado na ocasião.
Ou seja, quem quer fazer faz. Quem não sabe chora, ataca, tem convulsões, protesta. O mais importante para Guarulhos é ter um eficiente sistema de transportes, que não tenha cores partidárias e não sirva para interesses eleitoreiros. Pelo que se vê, infelizmente, é um grupo que se apoderou da Prefeitura que trabalha dia e noite contra um projeto que se viabiliza. O povo quer metrô. Quem não quer é exatamente quem tem muito a perder com o avanço efetivo de Guarulhos.
*Carlos Roberto é deputado federal, presidente da subcomissão de monitoramento das políticas de financiamento dos bancos públicos de fomento, com destaque ao BNDES, e industrial.