Cidades

Quem perdeu voo por causa de chuva pode pedir reembolso sem pagar multa

Por causa dos alagamentos causados pela chuva, muitos passageiros não conseguiram chegar aos aeroportos de Congonhas e Guarulhos

A Gol informou que, até as 16h desta segunda-feira, 42 voos da companhia que tinham como origem ou destino os aeroportos de Congonhas e Guarulhos tiveram de ser alternados (11) e cancelados (31). 

A empresa afirma que os clientes poderão remarcar as viagens de e para os aeroportos de Guarulhos e Congonhas sem a cobrança de taxas, de acordo com a disponibilidade. Outra opção é solicitar o reembolso com crédito integral para usar em futuros voos. 

Em caso de dúvidas, a Gol recomenda entrar em contato pelos canais de atendimento da empresa, no site http://www.voegol.com.br, no aplicativo ou pelo telefone da Central de Relacionamento: 0300 115 2121. 

 

 

Latam 

A Latam informou que flexibilizou as regras de alteração de viagem para os passageiros com voos programados nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos em razão das chuvas. Os clientes que optarem pela alteração de seus voos podem efetuá-la por meio deste link, pela Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil) ou em uma loja da companhia. 

A empresa informa que ofereceu as seguintes alternativas para os clientes: 

  • Alterar a data do voo sem cobrança de multa e diferença tarifária para nova data dentro da vigência do bilhete. 
  • Alterar origem/destino do voo sem cobrança de multa, mas sujeito à diferença tarifária e para período dentro da vigência do bilhete. 
  • Solicitar o reembolso do bilhete sem cobrança de multa. 

Os passageiros que não tiveram voos cancelados ou reprogramados podem adotar uma das seguintes opções: 

  • Alterar a data do voo sem cobrança de multa e diferença tarifária para voo até 15 dias após a data do voo original. 
  • Alterar origem/destino do voo sem cobrança de multa, mas sujeito à diferença tarifária e para período dentro da vigência do bilhete. 
  • Solicitar o reembolso do bilhete sem cobrança de multa. 

A empresa recomenda ainda que os clientes se programem para chegar mais cedo aos aeroportos. A companhia recomenda chegada com antecedência de 2 horas para voos domésticos e de 4 horas para voos internacionais. A Latam diz ainda para os passageiros consultarem a situação dos voos por meio do site http://www.latam.com ou do aplicativo da companhia. 

Azul 

Azul (www.voeazul.com.br) enviou um comunicado sobre o cancelamentos dos voos hoje (10). Segundo a empresa, por causa das condições meteorológicas adversas e por motivos operacionais foram cancelados 11 voos. A companhia diz estar prestando assistência aos clientes prejudicados, que serão reacomodados em outros voos da própria companhia. 

A Azul afirma que quem não conseguiu chegar aos aeroportos de Guarulhos e Congonhas em função dos pontos de alagamentos podem optar por remarcar os voos para hoje (10) ou amanhã (11) sem custo, ou solicitar o reembolso integral do bilhete. 

Aeroportos 

A GRU Airport, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, informou que, em razão das chuvas e focos de alagamento na cidade, entre 9h e 16h o aeroporto teve um total de 21 voos cancelados e 22 alternados para outros aeroportos. 

Desses 22, 21 acabaram retornando para Gru e um foi cancelado. A empresa recomenda que os passageiros confirmem seu voo antecipadamente com as próprias companhias aéreas. 

Também é possível consultar a situação dos voos em https://www.gru.com.br/pt/passageiro/voos ou pela central de atendimento do aeroporto 11 2445-2945. 

Já no Aeroporto de Congonhas, segundo a Infraero, dos 169 voos programados para esta segunda-feira, 142 partiram no horário. Até as 16h, 18 estavam atrasados e cinco foram cancelados. 

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