Opinião

Quem vai pagar a conta?

Semana passada, os paulistas comemoraram, com razão, o privilégio de poder abrir a Copa do Mundo de 2014, no estádio – ainda em construção – do Sport Club Corinthians Paulista, localizado em Itaquera, bem pertinho de Guarulhos. A decisão da Fifa em dar à maior cidade do país a possibilidade de dar o pontapé inicial aos jogos mais importantes de um dos esportes mais populares do mundo é bastante emblemática. Primeiro por reconhecer que a capital paulista conta com os clubes que mais somam títulos no Brasil, além de ter as maiores e mais fanáticas torcidas brasileiras.


Também destaque-se o fato de a Fifa dar crédito ao país, que já demonstrou que terá muitos problemas para organizar a Copa, principalmente no que se refere a infraestrutura urbana. O Brasil não conta ainda com aeroportos a altura do evento, nem tampouco estádios concluídos. Existe carência ainda nos sistemas de transportes de quase todas as cidades sedes de jogos. Entretanto, há sim uma série de obras e muita boa vontade por parte de administradores públicos e da população. Tudo para que o Brasil consiga receber os milhares de torcedores que aqui virão, além dos milhões que terão seus olhos voltados ao país, através das lentes da televisão.


Porém, por mais que a Copa possa trazer recursos, principalmente com a atração de turistas e investimentos voltados aos jogos, as autoridades locais não podem aceitar o vale-tudo na concessão de benefícios a empresas e entidades privadas, só porque o prazo está curto. O Brasil é muito maior que a Copa e sua população não pode ser penalizada com gastos públicos desnecessários ou a um custo absurdamente alto.


A construção do estádio do Corinthians, por exemplo, é bem vindo. Mas jamais poderia ter recebido um centavo sequer de dinheiro público para ser viabilizado. A Copa passará e a arena esportiva ficará para ser explorada pela iniciativa privada. Para dar lucro a seus investidores. O povo, para entrar lá, precisará pagar caro.


Assim, não é justo que a população seja responsabilizada por arcar com essa conta também. Infelizmente, sabe-se já, as autoridades – federais, estaduais e municipais – para receberem a Copa já determinaram a abertura das torneiras a fim de cumprir as metas impostas. Lamentável, porém que o custo vá todo para o povo.

Posso ajudar?