Os atletas do Quênia venceram a 2ª Corrida Internacional Cidade de Guarulhos que teve largada às 8h deste domingo, na avenida Paulo Faccini, altura da entrada principal do Bosque Maia. Na categoria masculina, Emmanuel Kipkemei Bett, irmão de Kipkemei Mutai, primeiro colocado na prova do ano passado, completou o percurso de 10 quilômetros em 29 minutos e 44 segundos. Entre as mulheres, o melhor tempo ficou com Chemutai Rionotukei, que cruzou a linha de chegada em 29 minutos e 39 segundos.
Esta foi a primeira participação desta dupla de quenianos na prova guarulhense “Foi bem difícil, principalmente por causa do calor, mas o percurso foi bom assim como o nível dos demais competidores” disse Kipkemei. Para Chemutai, apesar do calor que, segunda a atleta, está maior do que no Quênia nesta época do ano, “a prova também foi muito positiva”.
Na categoria Atletas de Guarulhos, Ana Claudia Emperador, que em 2009, ficou com o segundo lugar nos 10 quilômetros, desta vez conquistou a primeira colocação com tempo de 41 minutos e 47 segundos. “Intensifiquei o ritmo de treinamento para este ano e valeu muito a pena. É muito bom ganhar em casa”, comemorou Ana. Já na categoria masculina, o vencedor foi José Rodrigues dos Santos, com tempo de 32 minutos e 44 segundos.
Novidade neste ano, a categoria Pessoas Portadoras de Deficiência (PPD) atraiu diversos participantes, entre eles o deficiente visual Valdenicio Santos Pinheiro, 45 anos, que completou sua 85ª corrida ao lado do guia Geneci Cavalcante. “Foi uma boa prova. Ano que vem pretendo participar novamente”, disse Geneci, que conquistou o quarto lugar na categoria.
Inscreveram-se na 2ª Corrida Internacional Cidade de Guarulhos 2 mil pessoas, entre atletas profissionais e amadores. Foram distribuídos um total de 34 mil reais em prêmios. Todos os inscritos receberam medalhas pela participação.
“A corrida é um marco histórico para a cidade de Guarulhos. Este ano tivemos uma maior adesão de atletas e também da população à esta grande festa. Guarulhos merece uma competição deste porte e por isso pretendemos torná-la ainda maior para colocarmos a prova no calendário das grandes atividades esportivas do País”, afirmou o prefeito Sebastião Almeida.