Menina dos olhos dos governos petistas de Sebastião Almeida (agora PDT) e Elói Pieta (PT), a Agende (Agência de Desenvolvimento Econômico de Guarulhos) colhe o que plantou, ao deixar de lado seu caráter sua verdadeira vocação e preferir o lado fácil de fazer o jogo do poder. Endividada desde que as torneiras começaram a secar, ainda no ano passado, já que o dinheiro fácil que vinha para promover cursos que nada tinha a ver como desenvolvimento de uma metrópole, agora a agência encontra muita dificuldade para se aproximar da atual administração municipal. Fica claro que a postura adotada por OAB e ACE, que se desligaram da Agende por não concordarem com os rumos tomados, foi mais do que acertada.
A vez da inovação
O Parque Tecnológico, o grande “negócio” da Agende, para quem Almeida deu total controle de mão beijada nos últimos respiros de sua gestão, deverá ter um novo formato, sob a ótica do atual mandatário da SDCETI, Rodrigo Barros. A lógica de que o poder público arcava com gastos de uma ação privada caiu por terra. O secretário deixa claro que o foco agora é fazer com que empresas, que serão as maiores beneficiadas por um complexo de tal natureza, banquem o setor público. Assim, centros de inovação, tutelado por uma ou mais instituição de ensino particular, deverão estar à frente da iniciativa. Ou seja, menos (ou nenhum) dinheiro público envolvido.
Olha o poste!
Durante inauguração de pavimentação asfáltica em rua do Aracília, na última sexta-feira, o prefeito Guti (PSB) saiu caminhando pela via acompanhando de secretários e´políticos Como já se tornou quase uma marca de suas ações, aproveitou o trajeto para gravar uma “live”, transmitida pelo Facebook. Enquanto narrava, ele passou a entrevistar – sempre em movimento – quem o acompanhava. O vereador Ramos da Padaria (DEM) se empolgou tanto ao falar da obra que, por muito pouco, não estragou a festa. “Olha o poste!”, advertiu o prefeito para o parlamentar que só teve tempo de desviar a cabeça sem, no entanto, parar de falar.
Realização
Aliás, lideranças empresarias, assim como vereadores e secretários que se manifestaram na live de Guti, elogiaram o fato da atual administração concluir uma obra que não terminava nunca. Glauco Belezzo, que tem empresa na rua pavimentada, lembrou que a Prefeitura finalmente estava cumprindo uma promessa de mais de uma década, já que muitos anunciaram o asfaltamento, mas ninguém concluiu.
Para frente
Ao aparecer com destaque nas propagandas nacionais do PHS, o ex-vereador Edmilson Americano demonstra que já superou sua não reeleição nas eleições para a Câmara Municipal no ano passado, quando figurou entre os mais votados, mas não obteve a legenda. Mais do que isso, salienta – além de sua posição como líder dos taxistas – a aliança que mantém com o prefeito de Guarulhos, a quem apoiou no segundo turno, e deixa claro que irá concorrer às eleições de 2018. Apesar de cotado para uma vaga na Câmara Federal, não é de se destacar um lugar na Assembleia Legislativa, como deputado estadual.