Você já ouviu falar em Quiropraxia? Se não, saiba que é uma profissão ligada à área da saúde e que está em pleno crescimento no Brasil, mas – mesmo assim – ainda é pouco conhecida do grande público. Desse modo, há um considerável déficit de profissionais no mercado: são apenas 650 em todo o país.
Quem nunca sofreu de dores nas costas ou em outras articulações, músculos, tendões e ligamentos? Pois é nesse tratamento que o quiropraxista atua.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 80% da população mundial sofra com dores nas costas em algum momento da vida, pelos mais variados motivos. O incômodo surge desde uma postura inadequada até problemas mais sérios, como uma hérnia de disco. "Mesmo com pouca divulgação, as pessoas já estão começando a procurar o profissional para tratamento de dores na coluna, o mercado está em expansão", disse a coordenadora do curso de Quiropraxia da Universidade Anhembi Morumbi, Ana Paula Facchinato.
O processo realizado pelo profissional consiste na manipulação articular onde se tratam lombalgias (dores lombares), cervicalgias (dores no pescoço), cefaléias (dores de cabeça), alterações de postura, hérnias de disco, problemas musculares e muitos outros. "Com esta técnica não se usa medicamento e nem outro método invasivo, é tudo natural ao corpo. O objetivo é que o paciente possa retomar suas atividades normais do dia-a-dia sem dores", garante Ana Paula. Estima-se que, só no Brasil, as dores na coluna vertebral estejam em terceiro lugar no número de queixas e afastamentos do trabalho.