A decisão do diretório municipal do PT de indicar Alencar Santana como pré-candidato às eleições de 2024 gerou um racha no partido em Guarulhos. A tensão se deu quando o ex-prefeito Elói Pietá acionou a Justiça para, segundo ele, “garantir que o estatuto da sigla fosse seguido”.
Em entrevista exclusiva ao GWeb, o petista explicou que esse estatuto traz apenas duas alternativas quando há dois ou mais pré-candidatos a prefeito: a escolha direta ou indireta por parte dos filiados do partido.
“Existe a escolha direta pelos filiados e filiadas, a chamada ‘prévia’ e a escolha indireta, elegendo delegados e delegadas depois que o Diretório Municipal, por 2/3 de seus membros, decide não ter prévia. Neste segundo caso o candidato é escolhido neste encontro de delegados”, explicou Elói.
O ex-prefeito afirmou que a maioria Executiva Nacional do PT resolveu, fora da regra estatutária, criar uma terceira modalidade, que foi referendada pela maioria do Diretório Nacional.
“Esta terceira forma se opõe ao que consta do Estatuto, que o próprio Diretório Municipal pode escolher o candidato por 2/3 de seus membros, mas o Estatuto do PT define que só pode ser modificado por uma instância superior ao Diretório Nacional: Encontro Nacional de Delegados e Delegadas eleitos em todo o país”, completou.
No caso de Guarulhos, segundo Elói, 25 mil pessoas constam na relação oficial de filiados ao partido.
“Como Guarulhos usou esta modalidade anti-estatutária, entrei com ação judicial para defesa do direito dos 25 mil filiados e dos pré- candidatos que tem o apoio escrito de mais de 500 filiados e filiadas para concorrer internamente à candidatura de prefeito”, disse o petista.
Elói afirmou que recorreu ao Judiciário porque a instância superior ao Diretório Nacional, o Encontro Nacional, só está prevista para 2025, após as eleições municipais de 2024. “Enquanto não houver decisão judicial sobre o direito de todos os filiados e filiadas escolher, não considero válida a decisão do Diretório Municipal de Guarulhos, que escolheu um candidato por 35 pessoas”, finalizou.