Policial

Rádio clandestina é fechada no Acácio após denúncia anônima

A rádio estava no ar há 45 dias e era de responsabilidade do pastor Fernando de Souza

Uma rádio clandestina acabou fechada pela Polícia Civil nesta quinta-feira no Jardim Acácio. Após uma denuncia anônima do disque 181, houve investigação o caso. Logo, os policiais descobriram dentro do Condomínio Jardim do Acácias, na rua Nestor João de Oliveira, próximo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, os aparelhos e a antena que possibilitavam a existência da rádio Aliança, na estação 98.3 FM.

A rádio, que era de responsabilidade do pastor Fernando de Souza, estava no ar há 45 dias. Segundo ele, o estúdio funcionava dentro de uma casa em que trabalhavam três pessoas. "Éramos eu, uma missionária e uma cantora e sem fins lucrativos", conta ele.

Souza conta ainda que a emissora transmitia a programação diariamente, das 10h às 17h. "Eu entrava no ar das dez horas da manhã e ficava até meio dia, depois eram só músicas", explica. Além do Jardim Acácio, o sinal era transmitido para os bairros de Taboão e Paraíso.

Questionado sobre o prejuízo que poderia causar por montar uma rádio clandestina próximo ao aeroporto, o pastor nega que a frequência do rádio atrapalhava o sinal do aeroporto. "A gente sabe e ouve muitos comentários, mas o meu sinal é muito baixo e não atrapalha em nada" alega.

Como o pastor sempre trabalhou em rádios, ele decidiu criar uma nova para propagar a crença de sua religião. "O intuito era levar a palavra de Deus para drogados e pessoas com problemas sentimentais", conta. Ele alega que procurou a Anatel para legalizar a rádio como comunitária. "Depois que fui apreendido, a primeira coisa que vou fazer é a minha documentação e juntar com a Anatel para montar minha rádio", argumenta o pastor.

O 9º Distrito Policial, que investigou o caso, prendeu o pastor em flagrante. Ele só será solto mediante pagamento da fiança.

Posso ajudar?