O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, pediu que o governo regional da Catalunha cancele os planos de decretar a independência da região, a fim de evitar “males maiores”. Em entrevista à agência EFE, Rajoy disse que a solução para a crise catalã é “o retorno rápido à legalidade e a afirmação, assim que possível, de que não há uma declaração unilateral de independência, porque dessa maneira males maiores serão evitados”.
As declarações de Rajoy são as primeiras dele desde a noite de domingo, após a Catalunha realizar um plebiscito sobre a independência duramente reprimido pela polícia. Legisladores regionais planejavam se reunir na segunda-feira para discutir ou mesmo aprovar a separação. O Tribunal Constitucional espanhol, porém, determinou a suspensão temporária dessa sessão legislativa.
O presidente regional, Carles Puigdemont, baixou o tom na quarta-feira e pediu uma mediação do conflito. Ele não renunciou, porém, aos planos de secessão na próxima semana. Fonte: Associated Press.