Cinema

Range Rover Evoque

Um verdadeiro objeto dos desejos

O Guarulhos HOJE teve a oportunidade de avaliar durante uma semana um exemplar de um dos carros que, neste momento, mais atraem olhares de desejo por onde passam. Lançado há um ano e no mercado brasileiro há mais ou menos oito meses, o Range Rover Evoque, um SUV compacto de alto padrão que exagera em beleza e design.

O modelo avaliado pelo Guarulhos HOJE foi um Pure de quatro portas, considerada a versão de entrada da linha, que conta com mais dois temas, que se caracterizam por diferentes opções de acabamento interno e externo, o Dinamique e o Prestige. Todos tem opções em duas portas, que deixam o Evoque mais invocado ainda.

E que ninguém pense que o Evoque Pure, por ser uma versão de entrada, deixa a desejar em algum aspecto. Não. Ele é um carro completo e ideal para quem busca algo mais em um SUV de altíssimo nível e disposto a desfilar em um automóvel que custa a partir de R$ 175 mil. É muito? Não se você levar em consideração que se trata de um Land Rover, que – por si só – já apresenta uma série de qualidades no que se refere a este segmento.

Há opções, a partir de um toque no display no centro do painel touch screeu, por exemplo, que define a cor da iluminação interna. À noite, ao acionar a chave para abrir o Evoque, uma canhão de luz, a partir dos retrovisores externos, ilumina o chão próximo à porta dianteira para facilitar o acesso de motorista e acompanhante. Detalhe: no piso fica projetada a imagem estilizada do próprio veículo. Detalhe que é show.

Motorização

O Evoque Pure conta com o motor a gasolina Si4 de 2.0 litros e 240 cavalos de potência e torque de 340 Nm a apenas 1.750 rpm, ideal para situações que requerem agilidade no trânsito ou para superar os mais desafiadores obstáculos fora de estrada.

Traduzindo: o desempenho é bastante satisfatório, retomadas precisas, aceleração bastante rápida e conforto. Acima de tudo, a impressão para motorista e demais ocupantes é a de estar um andar acima. O câmbio automático de seis velocidades AISIN AW F21, com opção de mudanças sequenciais por botões dispostos na parte de trás do volante, é um capítulo à parte. Começa pela alavanca de câmbio, que foi substituída pelo sistema Drive Selector, que proporciona mudanças ao simples giro de um botão no centro do console, o que otimiza o espaço interno e favorece o design arrojado.

Apesar de todo o design, que inspira esportividade e tem um quê de urbanidade, o Evoque – como um autêntico Land Rover – está preparado para enfrentar o fora de estrada. O SUV conta com todos os dispositivos necessários para se dar bem em terrenos off road. Além da generosa altura em relação ao solo, o modelo ainda possui breakover, aproximação e ângulo de chegada melhores do que outros SUV compactos. O modelo também oferece tração integral nas quatro rodas e conta com última versão do exclusivo sistema Terrain Response, dispositivo avaliado pelo Farol Autos na Discovery 4. Ele adapta as configurações de tração, motor, suspensão e torque de acordo com o tipo de terreno em que se trafega.

A versão de entrada

O nome Pure se encaixa perfeitamente à esta versão, cujo design é o mais fiel ao premiado conceito LRX, veículo que deu origem ao Evoque.

A versão Pure conta com rodas de liga leve de aro 18 e três diferentes temas de acabamento interno: Ebony (preto), Almond (bege) e Cirrus (cinza), que definem as cores do couro que reveste os bancos e o acabamento das portas e do painel, sempre com costura dupla.

Posso ajudar?