Cidades

Reajuste da Sabesp provocará aumento de R$ 6 milhões ao ano nas contas do SAAE

Atualmente o Saae compra 87% da água potável utilizada em toda a Cidade de Guarulhos

A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) autorizou a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) a reajustar em 6,83% suas tarifas a partir do próximo dia 9 de setembro. O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) não soube dimensionar o aumento nas contas dos usuários, no entanto, o reajuste terá um impacto de até R$ 6 milhões anuais no orçamento da autarquia, uma vez em que a empresa compra cerca de 87% da água utilizada na cidade. O restante é produzido por meio das Estações de Tratamento de Água do Cabuçu e Tanque Grande, além de 28 poços profundos.

Segundo a Arsesp, o percentual aprovado é inferior à inflação acumulada no período de julho de 2010 a junho deste ano. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período ficou em 6,87%.

De acordo com o SAAE, este aumento não tem relação nenhuma com as medidas operacionais adotadas na cidade de distribuição. Em maio a empresa afirmou que de janeiro de 2001 a março deste ano foram executados 388,19 quilômetros de redes e adutoras e 94.299 ligações de água. Desde 2007 são investidos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, em obras e serviços para otimizar o sistema de distribuição de água e em estudos para analisar a viabilidade de utilização de novos mananciais para abastecimento do município.

Posso ajudar?