Os rebeldes xiitas do Iêmen, os houthis, afirmaram ter lançado neste domingo um míssil contra uma usina nuclear em construção nos Emirados Árabes Unidos, que contesta a informação.
As obras da usina nuclear de Barakah está estimada em US$ 20 bilhões. Ela se localiza no extremo oeste de Abu Dhabi, quase na divisa com a Arábia Saudita. O primeiro de seus quatro reatores está programado para entrar em funcionamento em 2018.
A reivindicação do ato deste domingo pelos houthis ocorre em meio a fortes combates na capital do Iêmen, Sanaa, onde os rebeldes estão enfrentando forças leais ao ex-presidente do país, Ali Abdullah Saleh, no quinto dia direto de luta de rua.
Ela também ocorre três dias depois de a Arábia Saudita interceptar e destruir um míssil lançado do Iêmen contra a cidade de Khamis Mushai, no sul do país.
Porém, a agência de notícias estatal dos Emirados Árabes Unidos, que em um primeiro momento não havia se pronunciado, negou que o míssil havia sido lançado e que o país tem um sistema de defesa aérea capaz de protegê-lo. Fonte: Associated Press.