A Receita Federal realiza na manhã desta segunda-feira, 11, uma operação para conter comércio ilícito na região central da capital paulista. Um dos locais fiscalizados é o Shopping 25 de Março, que foi fechado. A operação, nomeada de Setembro, deve durar até o fim do mês e tem objetivo de fiscalizar cerca de 900 lojas e apreender mercadorias irregulares, fruto de contrabando, descaminho e falsificação.
A ação faz parte da cooperação entre a Receita Federal, o Ministério Público Federal e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais e Guarda Civil Metropolitana (GCM).
A Prefeitura paulistana realiza a fiscalização da condição de funcionamento dos estabelecimentos, do ponto de vista de alvarás, segurança e outros aspectos. A ação se dá em cumprimento a mandado de busca e apreensão, que foi expedido pela Justiça Federal atendendo pedido de iniciativa da Receita Federal em conjunto com a Procuradoria da República em São Paulo.
Segundo a Receita Federal, dessa região saem mercadorias irregulares que abastecem todo o Brasil, gerando um prejuízo de bilhões de reais por ano com sonegação. Além do aspecto fiscal, há reflexos em outros crimes, como lavagem de dinheiro, corrupção, escravidão e danos à saúde pública.
A Receita Federal prevê que a Operação Setembro seja a maior já deflagrada pelo órgão com objetivo de coibir esses crimes. Se confirmado, o valor das apreensões deve atingir a marca de R$ 300 milhões. Participam da ação 25 auditores-fiscais e 80 analistas-tributários da Receita, além de 100 guardas civis metropolitanos.