Política

Recolhimento de resíduos sólidos em padarias gera dúvidas

 
 
A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara de Guarulhos realizou uma reunião extraordinária para debater o recolhimento de resíduos sólidos das padarias da cidade. O evento foi realizado no Plenário da Câmara, na noite de quarta-feira (11), com a participação dos parlamentares Geraldo Celestino (PSDB), Dr. Alexandre Dentista (PSDC) e William Paneque (PSDB), de representantes da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura e de representantes dos donos de padaria da cidade.
 
Geraldo Celestino explica que os donos das padarias receberam uma notificação da Prefeitura alertando que os estabelecimentos que descartarem mais de 200 litros de resíduos sólidos por dia teriam que dar um destino final aos resíduos produzidos.
 
Ainda de acordo com o parlamentar, as padarias da cidade teriam 30 dias para se adequar. “Essa assunto é tratado em uma lei federal de 2010 e também há uma lei municipal de 2013. Agora, sem aviso prévio e sem conversar com os comerciantes, a Prefeitura mandou essa notificação de surpresa”, destacou.
 
Flávio Mota, um dos diretores do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo, disse que as notificações assustaram os donos de padaria de Guarulhos. “Gostaríamos de tentar reverter essa situação ou chegar a um acordo que serve para todo mundo”, ressaltou ao afirmar que é necessário um tempo hábil para ampliar essa discussão.
 
William Paneque acredita que esse processo de dar destino aos próprios resíduos é irreversível, mas que os donos das padarias precisam de tempo para essa readequação. “Esse processo pode ser implantado de maneira mais democrática”, disse.
 
Dr. Alexandre Dentista se colocou à disposição para ajudar na busca de uma solução e deu a sugestão de a própria Prefeitura fazer a coleta dos resíduos que passarem do limite de 200 litros por um preço acessível.  Também achou pertinente um prazo maior para a adaptação dos estabelecimentos.
 
Vanderlei Francisco de Oliveira, biólogo do departamento de limpeza urbana da Secretaria de Serviços Públicos, explicou que a Pasta está implantando a Política Nacional de Resíduos Sólidos e uma das questões é a responsabilização dos geradores na destinação final dos resíduos sólidos que produzem. Ele afirmou que as notificações têm intenção de gerar um diálogo e que os estabelecimentos compreendam a dificuldade da gestão de resíduos, entendam sua parte nessa gestão e assumam essa parte.
 
O biólogo ainda ressaltou que a Secretaria está aberta para discutir o assunto. “Notificamos as panificadoras para que elas se organizem e passem a gerir seus resíduos. Tínhamos que estabelecer um prazo, mas podemos rever e estabelecer formas adequadas para que essa gestão se dê da melhor maneira, que atenda o segmento e atenda a municipalidade”.
 
eraldo Celestino disse que a Comissão vai ajudar para que a Secretaria faça uma discussão com os donos das padarias. O vereador recebeu a notícia de que a secretária de Serviços Públicos marcou uma reunião para a quinta-feira (12). Celestino destacou que a reunião extraordinária foi apenas o início dos debates e colocou a Comissão à disposição para colaborar. 
 
 

Posso ajudar?