Cidades

Recreio São Jorge e Continental registram maior incidência de picadas de escorpiões em 2020

Guarulhos registrou queda de 38% no número de casos em relação ao ano anterior

Os bairros de Recreio São Jorge e Continental foram os campeões em picadas de escorpiões durante o ano de 2020. Este último, na região da Vila Galvão, também lidera em aparecimento da espécie.

A Secretaria municipal da Saúde separa a cidade por microrregiões. No território da Vila Galvão, além do Continental, Vila Endres, Vila Rosália e Jardim Palmira registraram grandes quantidades de aparições dos aracnídeos. Na área do Taboão, Jardim Paraíso e Jardim Beirute lideram a lista, enquanto Jardim Santa Beatriz, Jardim Santa Maria e Macedo são os campeões de aparição na região do Bom Clima. No Bonsucesso, os bairros de maior reincidência são Jardim Triunfo, Jardim Ponte Alta e Cidade Soberana. Por fim, no Pimentas, Jardim Angélica, Jardim Guilhermino e Jardim Santo Afonso aparecem como líderes. Nessas regiões, segundo a Prefeitura, as ocorrências de escorpiões estão sempre relacionadas com proximidade a cursos d’água e terrenos baldios com presença de entulhos.

Queda no número de casos

Guarulhos registrou 46 picadas de escorpiões a moradores do município em 2020, número 38% menor do que 2019, quando 74 casos foram denunciados.

Em casos de denúncia, a Divisão Técnica do Centro de Controle de Zoonoses recebe o comunicado da presença ou acidente com escorpião via telefone ou documento, registra a notificação, dá o primeiro atendimento por telefone, passa as orientações sobre as precauções e prevenção de acidentes. Em seguida, a equipe vai ao local, realiza a vistoria, faz a busca ativa, captura o escorpião e orienta os munícipes quanto à prevenção de acidentes, bem como estuda, planeja e executa, conforme a situação ambiental encontrada, as ações de estratégia, recomendado intervenções no imóvel e no entorno de áreas verdes, se houver necessidade.

Os moradores que observarem a presença desses animais devem entrar em contato com a Divisão Técnica do Centro de Controle de Zoonoses de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas, através do telefone: 2436-3666, para avisar sobre a ocorrência de escorpião e receber orientações preventivas. Caso consigam capturá-los vivos, manter em recipiente com tampa fechada e com um pedaço de algodão umedecido com água. Caso estejam mortos, mantê-los em recipiente com tampa fechada e com álcool, a fim de conservar a espécie para identificação, a qual deverá ser entregue no Centro de Controle de Zoonoses – Rua Santa Cruz do Descalvado n° 420 no horário citado. A Seção Técnica de Controle de Animais Sinantrópicos e Vetores registra a ocorrência da presença de escorpião e realiza atendimento local para verificar as condições do imóvel e do ambiente no entorno.

Posso ajudar?