Este é o Projeta Brasil Cinemark – projeto pioneiro criado pela Rede há 13 anos para incentivar as produções brasileiras que, nesta edição, exibirá o que de melhor foi produzido no cinema nacional entre novembro de 2011 e outubro de 2012. Hoje os espectadores poderão ver tanto filmes que já saíram de cartaz quanto outros que ainda estão no circuito, ou ainda rever suas produções preferidas. As 12 edições do Projeta Brasil Cinemark já atraíram aos cinemas mais de 1,6 milhão de espectadores. Só no último ano, a Cinemark registrou um público de 133 mil pessoas.
– A cinematografia brasileira é reconhecida internacionalmente pela sua qualidade. Dedicar um dia ao cinema nacional é mais uma forma de valorizar essa produção, além de incentivar o público a apreciar o melhor do nosso cinema. Fomos pioneiros nessa iniciativa quando há 13 anos criamos esse conceito. Com o que arrecadamos conseguimos reunir recursos para apoiar projetos que estimulam a indústria do cinema nacional: desde premiações em festivais e projetos de recuperação de acervos até prêmios acadêmicos, afirma a diretora de marketing da Rede Cinemark, Bettina Boklis.
Entre os 22 filmes que serão exibidos estão os longas Gonzaga, de pai para filho, Até que a Sorte nos separe, Totalmente inocentes¸ À Beira do Caminho, Xingu e E aí, comeu?. Mais informações no site www.cinemark.com.br.
Filmes do Projeta Brasil 2012
O XIII Projeta Brasil traz filmes de todos os gêneros e para todas as idades. Abaixo, a lista completa dos longa-metragens participantes desta edição:
Gonzaga, de pai para filho, de Breno Silveira
À Beira do caminho, de Breno Silveira
Até que a sorte nos separe, de Roberto Santucci
Totalmente inocentes, de Rodrigo Bittencourt
Xingu, de Cao Hamburger
E aí, comeu?, de Felipe Joffily
31 minutos, de Álvaro Díaz e Pedro Peirano
O Diário de Tati, de Mauro Farias
Vou rifar meu coração, de Ana Rieper
E a vida continua, de Paulo Figueiredo
Paraísos artificiais, de Marcos Prado
As Aventuras de Agamenon, o repórter, de Victor Lopes
2 Coelhos, de Afonso Poyart
Billi Pig, de José Eduardo Belmonte
Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Beto Brant e Renato Ciasca
Reis e Ratos, de Mauro Lima
Corações Sujos, de Vicente Amorim
Soberano 2, de Carlos Nader e Maurício Arruda
Heleno, de José Henrique Fonseca
Tropicália, de Marcelo Machado
Curitiba Zero Grau, de Elói Pires
Luto em luta, de Pedro Serrano
Valorização do cinema nacional
A Rede Cinemark reverte toda a renda do Projeta Brasil para programas de incentivo e apoio ao cinema nacional. Com a verba arrecada desde a primeira edição do evento, a Cinemark vem financiando diversos projetos e iniciativas, como os abaixo citados:
Neste ano, a Cinemark apoiará o Filme Brasil, concurso de roteiros de curtas e médias metrangens, com exibição dos filmes vencedores em sessões fechadas;
Desde 2002, participa do Festival Internacional do Rio com a entrega do Prêmio Projeta Brasil Cinemark de "Melhor Longa de Ficção" e de "Melhor Longa Documentário" eleito pelo júri popular;
Realização e premiação do Brasil em Cartaz de 2009 a 2011 – projeto destinado a estudantes universitários de cinema de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Brasília;
Investimentos na Academia Brasileira de Cinema;
Entrega do Prêmio Projeta Brasil Cinemark para o melhor curta-metragem eleito pelo júri popular no Festival de Cinema de Ribeirão Preto.