A LEAG – Local Expert Agency Group é a primeira rede global de agências locais de comunicação, formada por agências independentes escolhidas a dedo em cada mercado e cidade economicamente relevante. Lançado há apenas seis meses, a LEAG já é a maior rede em atividade no Brasil em número de membros: tem 38 escritórios no total, sendo 30 no país.
Já existem Local Experts nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, mas a LEAG também tem integrantes em outros seis países: Argentina, África do Sul, Portugal, Espanha, Holanda e Estônia. A agência LEAG escolhida em Guarulhos é a Mudbum, que tem nove anos de mercado e trabalha construindo soluções que aliam comunicação, estratégia e design.
A rede seleciona e convida uma agência exclusiva por cidade, obedecendo a um princípio básico: o talento pode estar em qualquer parte, mas conhecimento do mercado local só tem quem vive a sua realidade. Ao entrar na rede, a agência local passa a contar com o apoio de know-how, informações e serviços de toda a rede no atendimento aos seus próprios clientes, além de ganhar grande visibilidade em seu mercado. "Quem entra no time precisa estar comprometido com o trabalho colaborativo, não importa o tamanho da agência, da cidade ou dos clientes que cada uma atende. Assim, cada membro deixa de contar apenas com sua estrutura interna para passar a fazer parte de uma grande e completa agência, todas juntas", explica João Fernando Camargo, chairman e CEO da LEAG. "Todo cliente de cada uma de nossas agências pode contar com todos os serviços, onde quer que ele precise".
A LEAG também seleciona apenas uma agência especialista por disciplina em cada praça. Em grupo, eles conseguem garantir alta qualidade de serviço aliados à precisão de resultados que só o conhecimento in loco de tantos mercados permite, já que as agências LEAG estão onde os consumidores estão. "Ser selecionado para fazer parte de grupo tão seleto de agências é um grande diferencial. Hoje temos mais voz no mercado e estamos felizes com as diferentes frentes de trabalho e parcerias que estão surgindo com a LEAG que nos trouxe uma nova postura de atuação", afirma Ana Lucia Hernandez, diretora da Mudbum.
O modelo do negócio segue a nova tendência de expansão do investimento das grandes capitais para os mercados regionais, fortalecendo as áreas de comunicação e marketing por todo o país.