No ano passado, a ocupação média dos hotéis da cidade foi de 70% dos três mil quartos disponíveis em Guarulhos conforme o diretor do Guarulhos Convetion Bureau (GRUCVB), Sergio de Assis Taveira, o que reflete a franca ascensão do turismo de negócios na cidade. "O turismo de negócios é a vocação turística de nosso município, por diversas razões. Nossa localização geográfica é privilegiada, sediamos o maior aeroporto da América do Sul, temos um parque industrial invejável com indústrias farmacológicas a transformadoras metal mecânica, um parque moveleiro que nos dá orgulho, enfim uma diversidade produtiva que nos coloca em lugar de destaque dentro do cenário dos negócios", explicou.
O diretor do Bureau destacou também que o parque hoteleiro da cidade tem conseguido atender as exigências da demanda que se hospeda em Guarulhos. "Nosso parque hoteleiro é diversificado abrigando redes internacionais das mais importantes e hotéis independentes que atendem com altíssima qualidade a todos os visitantes que chegam em Guarulhos. Com serviços econômicos a luxo superior, estamos preparados para atender a demanda desta atividade turística que é o turismo de negócios, que tem um cenário muito favorável na cidade e que deve crescer ainda mais porque a cidade ainda tem espaço pra isso", destacou.
Taveira destacou também que o Convention e Visitors Bureau de Guarulhos é o único com menos de 10 anos que faz divulgação na Europa, EUA e América Latina justamente para convencer o turista de ficar na cidade e não se deslocar para São Paulo. "Fazemos Show Case em três idiomas, português, ingles e espanhol, em um material especifico parra os profissionais de eventos dos diversos pontos do mundo onde demonstramos nossa capacidade receptiva e de recepcionar eventos".
Gastronomia ajudaria manter indíces nos finais de semana
O turismo de negócios causa uma grande procura nos hotéis durante a semana e, aos fins de semana, a ocupação se reduz. Para mudar esse cenário, Taveira acredita que alguns investimentos ajudariam o setor. "uma rede gastronômica bem trabalhada poderia segurar o visitante na cidade. "Nossa rede gastronômica tem crescido muito nos últimos anos e é um atrativo, mas necessitamos também de uma casa de espetáculos, e um grande centro de eventos favoreceria não apenas as atividades diretamente ligadas ao trade turísticos, mas toda economia da cidade", explicou o diretor do Guarulhos Convetion Bureau (GRUCVB), Sergio de Assis Taveira. "Temos os equipamentos públicos que atendem bem, como o Adamastro Centro, Pimenttas, Teatro Padre Bento, Nelson Rodrigues, atratividades naturais e artificiais. Quando o cidadão guarulhense começar a se apropriar deste universo de atrações, certamente nossos visitantes também o farão", concluiu.