A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com a EDP Bandeirante, está desenvolvendo o Projeto “Boa Energia nas Escolas” em noveunidades da rede municipal. Em junho foi realizada a 3ª etapa do projeto, com a aplicação do programa em sala de aula, a gincana Xô Desperdícioe a visita da unidade móvel nas escolas, o Caminhão da Boa Energia. Cerca de oito mil alunos foram atendidos.
O projeto é uma ação educacional desenvolvida pela EDP Bandeirante que tem como objetivo principal combater o desperdício de energia elétrica e promover mudanças de hábito de consumo nas escolas, nas residências e na sociedade em geral, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e criando uma consciência cidadã da vida em coletividade.
O secretário de Educação, Paulo Matheus, lembra que o projeto da EDP já se estende ao município há alguns anos.“Trata-se de uma iniciativa de extrema importância para a rede municipal, jáque, além de conscientizar os alunos e professores sobre o bom uso da energia elétrica, estimulaa mudança de hábito por meio de pequenas ações”, concluiu.
As Escolas da Prefeitura de Guarulhos (EPGs) que participam Projeto Boa Energiasão: Giovani Angelini, Graciliano Ramos, Josafá Tito Figueiredo, Mário Lago, Paulo Autran, Professor Pedro Geraldo Barbosa, Pixinguinha, Professora Silvia de Cássia eTia Nastácia.
O coordenador pedagógicoda EPG Giovani Angelini, Raphael Pignatari, ressaltou a importância de a unidade receber o projeto. “Todos os momentos foram significativos e mudaram a visão dos educandos em relação ao uso da energia elétrica, instigaram a curiosidade e fizeram com que eles se tornassem cidadãos conscientes em nossa sociedade”.
Caminhão Boa Energia
O Caminhão da Boa Energia é uma etapa importante do projeto nas escolas. Trata-se de um caminhão totalmente customizado e desenvolvido para atuar, simultaneamente, como laboratório sobre rodas, espaço de interação e conhecimento, no qual a comunidade escolar tem a oportunidade de vivenciar as principais formas de geração de energia e os caminhos que a eletricidade percorre para chegar às residências. Vídeos, jogos, realidade aumentada e experimentos lúdicos são acessados com muita interatividade e diversão.