Cidades

Redes contaminadas

As redes sociais beiraram o insuportável no último final de semana. Torcedores fanáticos dos dois candidatos que passaram para o segundo turno – Guti (PSB) e Eli Correa Filho (DEM) -, inclusive muitos fakes, inundaram a publicação com centenas de postagens. Eram ataques de ambos os lados, com versões diversas para os mesmos fatos, fora mentiras de toda ordem que se espalhavam como se fossem verdades absolutas.
 
 
Para os mesmos
 
O que muitos não se deram conta é que tudo não passa de briga de torcida. No primeiro turno, Guti usou muito bem as redes sociais para angariar votos que iriam para outros candidatos que tinham o mesmo perfil dele contra o maior adversário de então que era o PT. Hoje, a mesma ferramenta – apesar de muito importante – pode não ter mais o mesmo resultado, já que se tratam de pessoas que praticamente definiram seus votos. Como se diz por aí, são publicações dos mesmos para os mesmos.
 
 
 
A presidência em jogo
 
Outra eleição já está em curso. Além do segundo turno que decidirá o futuro prefeito de Guarulhos, a disputa pela presidência da Câmara começou antes mesmo do 2 de outubro, quando ainda não havia vereadores eleitos ou reeleitos. Três nomes estão na disputa, todos intimamente ligados à candidatura de Eli Corrêa Filho. Professor Jesus, atual presidente, e Laércio Sandes, ambos reeleitos pelo DEM, além de Eduardo Soltur, do PSD, não escondem de ninguém o desejo de estar à frente da Casa de Leis nos próximos dois anos.
 
 
 
Uma coisa de cada vez
 
Interessante observar que Guti não fez ainda qualquer movimento no sentido de manter o controle sobre o Legislativo, algo que o PT não abriu mão nos 16 anos em que permaneceu no poder. Prevalece entre os mais próximos do candidato do PSB que o momento é de concentrar esforços para vencer o segundo turno para, aí sim, definir como será a relação entre os poderes. Defensor de uma nova forma de fazer política, jura de pés juntos que não se renderá ao famoso “toma-lá-dá-cá”.
 
 
Contra a corrupção
 
O Movimento VemPraRua nacional, que tem um braço bastante atuante em Guarulhos, lançou ontem o site 10medidas.vemprarua.net, que traz uma série de temas de interesse da população com as devidas posições dos parlamentares. O grupo, que tem sede em Brasília, teve importante papel na divulgação de ações que levaram ao afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Em Guarulhos, atua desde o ano passado em ações contra o PT e seus aliados. 
 

Posso ajudar?