Economia

Redução da projeção para IPCA de 2016 foi feito isolado, mostra abertura da Focus

O Banco Central teve apenas a conquista da leve redução das estimativas para o IPCA de 2016 esta semana no Relatório de Mercado Focus. A mediana das previsões para esse indicador passou de 5,45% para 5,44%. Para os períodos mais longos, porém, as estimativas ficaram congeladas. Para 2017, o ponto central da pesquisa ficou em 4,70% e, para 2018 e 2019, permaneceu em 4,50% nos dois casos. O BC vinha pouco a pouco conseguindo reduzir as projeções para o longo prazo, mas agora esse movimento perdeu um pouco o fôlego.

Já a mudança do grupo de instituições financeiras que compõem o Top 5, o grupo dos analistas que mais acertam as projeções para a inflação no médio prazo, trouxe uma amarga informação para o BC. A mediana das estimativas desse grupo para o IPCA de 2016 aumentou esta semana de 5,21% para 5,27% em 2016, que é o foco de atuação da instituição neste momento. O BC promete entregar uma inflação no centro da meta no encerramento do ano que vem.

De qualquer forma, o ponto central do levantamento deste grupo segue abaixo da apontada pela pesquisa geral para a variável. De acordo com o Relatório de Mercado Focus, o IPCA deve encerrar o ano que vem em 5,44% – e não mais em 5,45% como previam os participantes na semana passada. Para os três anos seguintes, porém, o Top 5 manteve a estimativa de que a inflação encerrará em 4,50%.

Posso ajudar?