Economia

Redução do IPI aumenta expectativas de vendas no Natal

Lojistas estão otimistas com a taxa menor do Imposto Sobre Produtos Industrializados

A expectativa dos comerciantes para o Natal ficou ainda maior com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para produtos da linha branca, anunciada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, no dia 1º. São geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupas e semiautomáticas (tanquinhos) com preços reduzidos que aumentam as vendas e proporcionam a realização do sonho de muitos consumidores.

"A medida atrai os clientes e gera um grande impacto nas vendas, uma vez em que, com a redução, os consumidores acabam comprando mais", afirmou Eduardo Maurício de Andrade, gerente das Casas Bahia.

Cada item da linha branca teve uma redução diferente. No caso dos fogões a queda foi de 4% para zero. A geladeira terá o imposto reduzido de 15% para 5% e a máquina de lavar, de 20% para 10%. No caso de máquinas de lavar semiautomáticas (tanquinhos), a redução será de 10% para zero.

Contudo, são as geladeiras que apresentam o maior índice de redução na hora das compras. "Aqui na loja, por exemplo, um refrigerador que custava R$1.399,00 agora está R$ 1.099,00, representando queda de, aproximadamente, 22%", ressaltou Andrade.

Também foi reduzido, de 10% para 5%, o IPI sobre esponja de lã de aço e de 15% para zero o tributo sobre papel sintético (papel de plástico), destinado à impressão de livros e periódicos.

As medidas também valem para os estoques nas lojas e fazem parte de um pacote para estimular o aumento do consumo das famílias brasileiras, com validade até 31 de março de 2012.

Consumidores aprovam medida do governo

Para os consumidores a medida veio no momento certo. "Eu estou precisando de um fogão novo e com a redução do IPI conseguirei comprar neste mês", afirmou a dona de casa, Aparecida de Oliveira.

Com a redução, alguns consumidores passaram a pagar as compras à vista evitando o parcelamento e possível endividamento para o ano que vem. "O diferencial nas vendas deste ano é que os clientes procuram os produtos da linha branca e utilizam o 13º salário para pagar a vista. Não há mais a procura por parcelamentos", enfatizou o vendedor Jerônimo de Souza, do Magazine Luiza.

É o caso de Fátima dos Santos que estava à procura de uma geladeira. "Como o valor está baixo é possível eu comprar a vista e fico livre de dívidas para o início do ano, podendo programar até mesmo uma viagem", afirmou.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, Jorge Taiar, a medida do governo é boa ainda mais no momento em que a economia brasileira está desacelerada. "Assim como aconteceu no governo passado, a redução desse tipo de imposto vai fomentar o consumo dos brasileiros", ressaltou.

Posso ajudar?