Mais de quatro milhões de sírios fugiram para o exterior desde a eclosão da guerra civil, o maior número de qualquer crise de refugiados em quase 25 anos, informou a ONU nesta quinta-feira.
Uma onda recente de pessoas deixando a Síria e uma atualização das estatísticas turcas confirmaram o marco trágico, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR, na sigla em inglês). A agência afirmou ainda que 7,6 milhões de pessoas foram deslocadas internamente dentro da Síria por causa dos combates.
Os quatro milhões de refugiados representam a maior fuga de um conflito desde a guerra civil do Afeganistão, que forçou 4,6 milhões a fugir do país em 1992.
“Esta é a maior população de refugiados de um único conflito em uma geração”, António Guterres, chefe do ACNUR. “É uma população que necessita do apoio do mundo, mas em vez disso está vivendo em condições terríveis e afundando cada vez mais na pobreza.”
Somente nos últimos dez meses, o fluxo de refugiados saltou de 3 milhões para 4 milhões.
A Turquia é um dos países que mais tem suportado esse impacto. Somente em junho, de acordo com o ACNUR, mais de 24 mil pessoas chegaram do norte da Síria em meio ao combate entre o grupo Estado Islâmico e militantes curdos. Fonte: Associated Press.