Cidades

Região fica em sexto lugar em exportações no estado em ranking do Ciesp

Desse total, 96% estão concentrados em Guarulhos; balança comercial tem saldo negativo

Levantamento do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) revela que a região de Guarulhos, que inclui também as cidades de Mairiporã, Santa Isabel e Arujá, ficou em sexto lugar no ranking paulista de exportações no primeiro trimestre de 2011. A região registrou crescimento de 14,1% na venda de produtos ao exterior, em relação ao mesmo período do ano passado.

A cidade concentrou 96,7% das exportações na região, com maiores índices para produtos químicos inorgânicos, artigos de joalheria, bijuteria e semelhantes. Os principais destinos dos produtos exportados pela cidade foram Argentina (9,8%) e a Alemanha (8,8%).

Apesar do aumento das exportações, a balança comercial da região teve saldo negativo de U$ 146,7 milhões nos três primeiros meses do ano, equivalente a R$ 236,1 milhões.

Em relação as importações, Guarulhos concentra 93,1% das importações regionais, com destaque a produtos farmacêuticos, químicos inogârnicos e derivados do petróleo. A cidade compra produtos principalmente dos Estados Unidos (20,2%), Alemanha (14,7%) e China (14,1%).

O diretor titular do Ciesp Guarulhos, Daniele Pestelli, diz que houve um crescimento pontual da economia guarulhense, mas que é difícil que ocorra novos avanços nas exportações. "Subir para 5º ou 4º lugar precisaria de alterações logísticas e em estrutura, o que não acontece rapidamente". Ele acredita que a cidade pode cair para 8º lugar, posição mais condizente com a realidade.

Comentar

Clique aqui para comentar