O prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB), e o bicampeão olímpico de vôlei Giovane Gávio firmaram nesta terça-feira (2) uma parceria para o desenvolvimento do projeto de iniciação esportiva entre alunos da rede pública municipal. A expectativa é que a iniciativa tenha início ainda no primeiro semestre de 2015 e atenda, inicialmente, 2,4 mil crianças.
O projeto será desenvolvido de forma trimestral nas escolas municipais, com o apoio de técnicos do Instituto Giovane Gávio. “É uma honra poder contar com um atleta com o currículo do Giovane para o desenvolvimento social e educacional das crianças do nosso município. Ele é, sem dúvidas ele, fonte de inspiração para muitos jovens e fará um grande trabalho em Suzano”, afirma o prefeito.
O projeto está em fase de estruturação, com a definição do calendário de aulas e a finalização da viabilidade técnica. “Contamos também com o apoio do deputado federal Guilherme Mussi (PP), na busca de recursos para que o projeto possa atender o maior número de crianças e motive o retorno do time profissional, que deu tantas alegrias à nossa cidade”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Garcia.
De acordo com o secretário de Esportes, Recreação e Lazer, Emerson Taboada de Faria, o projeto de iniciação esportiva faz parte de um movimento, que tem como objetivo o retorno do vôlei profissional em Suzano. Na década de 1990, a cidade fez história no esporte com o time que ficou conhecido mundialmente. O time de Suzano revelou vários jogadores, foi oito vezes campeão paulista e conquistou três títulos nacionais.
“A cidade tem uma história com o vôlei e vamos resgatá-la. A formação de um novo time profissional é importante para a autoestima dos moradores, para a atração de novos negócios e para a formação de crianças e jovens, que terão no esporte uma referência de educação e cidadania. Estamos conversando pessoalmente com potenciais patrocinadores para que o time profissional seja uma realidade muito em breve”, finaliza o secretário de Esportes.