Cidades

Região metropolitana de SP tem previsão de temporal e risco de alagamento nesta segunda

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE) emitiu um alerta para a região metropolitana e Baixada Santista, prevendo um temporal ao longo desta segunda-feira (11).

O alerta indica a formação de uma área de baixa pressão atmosférica no litoral paulista, resultando em chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas desde a madrugada e estendendo-se ao longo do dia.

O CGE adverte sobre o risco de alagamentos e elevação dos níveis de córregos e rios na capital e região metropolitana, devido a condição meteorológica. Além disso, outras áreas, como o Vale do Paraíba, serra da Mantiqueira, Campinas, Pirassununga e São Carlos, também devem enfrentar grandes volumes de chuva.

A frente fria que se instalou nos últimos dias derrubou as temperaturas na região metropolitana, e esse clima mais fresco permanecerá até pelo menos a próxima quarta-feira (13). No fim de semana, as temperaturas máximas atingiram 22°C, com mínimas de 17°C durante a madrugada. Este padrão deve se manter nesta segunda-feira, com máxima prevista de 24°C.

No entanto, a partir de quinta-feira (14), as temperaturas começarão a subir, atingindo os 30°C. Na sexta-feira (15), a máxima será de 32°C, enquanto sábado e domingo registrarão 31°C.

Apesar do aumento de temperatura, a chuva pode retornar no fim de semana, trazendo a sensação de abafamento para a região. A população é aconselhada a tomar precauções diante das condições climáticas adversas.

Posso ajudar?