Um problema técnico no sistema de portões eletrônicos provocou um cenário de caos em aeroportos de todo o Reino Unido neste sábado, 27. Devido a uma falha, as portas de escaneamento automático de passaportes pararam de funcionar, forçando os passageiros a ter seus passaportes verificados manualmente, o que provocou longas filas e atrasos.
O Ministério do Interior, agência governamental responsável pela imigração e fronteiras, disse que está trabalhando para corrigir um "problema no sistema de fronteiras em todo o país", embora não tenha fornecido detalhes sobre o que causou o problema. Os operadores aeroportuários pediram paciência e pediram desculpas pelos atrasos.
Longas filas foram registradas em aeroportos como Manchester, no norte da Inglaterra, e Heathrow, em Londres, o aeroporto mais movimentado da Europa. O problema aconteceu justo em um dos fins de semana que se espera maior movimento em aeroportos do país, já que um fim de semana prolongado coincide com o início da semana de férias para a maioria das escolas no Reino Unido.
Um dos afetados foi o passageiro Marc Baret. Ele disse à BBC que havia reservado um voo de Chicago para Manchester via Heathrow, mas o voo foi cancelado. Ele tentou sair do aeroporto para pegar um trem e acabou em uma longa confusão de passaportes.
"Foi um caos absoluto no controle de passaportes", disse ele. "Havia pessoas ficando muito frustradas e algumas pessoas tentaram furar filas. A polícia teve que entrar em ação e um dos passageiros desmaiou.
Os problemas, que começaram na noite de sexta-feira, 26. Os portões de passaporte eletrônico são barreiras automatizadas de autoatendimento feitas para acelerar o processamento de documentos de viagem. Usando a tecnologia de reconhecimento facial, o sistema verifica a identidade do viajante em relação aos dados armazenados no passaporte.
Existem agora 270 desses portões em 15 portos aéreos e ferroviários no Reino Unido, de acordo com o Ministério do Interior. Cerca de 86% das pessoas que entram no Reino Unido a cada ano são elegíveis para usar os portões eletrônicos, de acordo com o Ministério do Interior.
Heathrow e outros aeroportos prometeram fazer o possível para aliviar o congestionamento. "Estamos cientes de um problema nacional que afeta os eGates, que são operados pela Border Force", disse Heathrow em comunicado. "Esse problema está afetando vários portos de entrada e não é específico de Heathrow. Nossas equipes estão trabalhando em estreita colaboração com a Border Force para ajudar a resolver o problema o mais rápido possível e temos colegas adicionais à disposição para gerenciar filas e fornecer bem-estar aos passageiros. Fonte: Associated Press.