a mensagem, dirigida aos presbíteros e diocesanos de Gurulhos, dom Joaquim fala da importância da celebração que ocorre na quarta-feira da Semana Santa. "Aproxima-se a Missa Crismal, chamada popularmente de Missa dos Santos Óleos, na qual o Bispo concelebra com o seu presbitério e dentro da qual consagra o santo crisma e benze os outros óleos; é como que a manifestação da comunhão dos presbíteros com o seu Bispo".
Ele explica que com o santo crisma consagrado pelo Bispo, são ungidos os recém-batizados e são marcados com o sinal da cruz os que vão ser confirmados, são ungidas as mãos dos presbíteros e a cabeça dos Bispos, bem como a igreja e os altares na sua dedicação. " Com o óleo dos catecúmenos, estes preparam-se e dispõem-se para o Batismo. Por fim, com o óleo dos enfermos, estes recebem alívio na doença." É também o dia em que todos os presbíteros renovam as promessas emitidas no dia de sua sagrada ordenação.
Impossibilitado de presidir tal celebração por recomendação médica, dom Joaquim convidou dom Emílio Pignoli, bispo emérito de Campo Limpo, para celebrar a Missa Crismal de 2013. "Estarei, no entanto, unido a todos vós pela prece, pelo oferecimento dos meus sofrimentos pessoais e pela obediência à vontade de Deus. Assim, relembro aos presbíteros a importância desse evento e convoco toda a Diocese, para que participe ativa e frutuosamente".
Serviço:
Missa crismal
Quarta-feira, 27 de março, 20h
Ginásio Pachoal Thomeo (Thomeozão) – Bom Clima