Nesta, segunda-feira, começou a oferta gratuita de medicamentos para o tratamento de asma nas farmácias populares da rede própria e nas unidades privadas conveniadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular. A unidade do Centro da rede própria Farmácia Popular do Brasil, localizada na rua João Gonçalves, fará a distribuição da medicação sulfato de salbutamol, as demais brometo de ipratrópio e dirpoprionato de beclometasona serão distribuídos nas redes privadas.
De acordo com a Secretaria de Saúde, desde o anúncio pela presidente Dilma Roussef há uma grande procura. A Farmácia Popular do Brasil recebeu várias ligações de pessoas querendo saber informações. Mas, segundo a pasta em especial na segunda-feira3, quando iniciou oficialmente o programa, não houve nenhuma procura pelos remédios.
Vigorando desde fevereiro do ano passado o programa Saúde não Tem Preço fez a inclusão dos medicamentos para asma porque, após a gratuidade da hipertensão e diabetes, foi percebido que a venda dos medicamentos da doença foi a que mais apresentou crescimento nas farmácias populares.
Para retirada dos remédios, basta apresentar documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de sua validade nas farmácias, seja ela popular ou conveniada.