Carro

Renault entra no mundo das picapes com a Duster Oroch

Surge no mercado uma picape compacta, que chega para concorrer diretamente com as duas opções que oferecem cabine dupla (Fiat Strada e VW Saveiro). Porém, um tanto  maior que as duas, ela lembra quando a Chevrolet inaugurou o segmento de picapes médias, quando lançou a S10 em 1995. Esta é a Renault Duster Oroch, apresentada como uma picape robusta, cabine dupla, com quatro portas, excelente espaço para cinco passageiros, caçamba generosa e com tamanho na medida certa. 
 
Diferente das concorrentes diretas, ela é a primeira derivada de um SUV, o Renault Duster. O modelo traz suspensão traseira multilink em todas as versões, entre-eixos maior em relação ao Duster e dirigibilidade aprimorada para oferecer uma condução precisa e segura como a de um carro de passeio, tanto com a caçamba vazia quanto carregada. A Renault Duster Oroch será vendida em três versões e com duas opções de motores, os confiáveis 1.6 16V Flex e 2.0 16V Flex que equipam o SUV Duster. 
 
Com quatro portas e cinco lugares, a Renault Duster Oroch oferece habitabilidade de um SUV. A picape tem 150 mm a mais no entre-eixos e 360 mm a mais no comprimento em comparação com o SUV Duster. No total, são 4.693 mm de um para-choque ao outro e 2.829 mm de entre-eixos, números que garantem espaço excelente tanto nos bancos dianteiros quanto no traseiro. 
 
Segundo a Renault, cinco passageiros viajam confortavelmente graças ao ótimo espaço para pernas e cabeças. Quem se acomoda nos assentos dianteiros tem 856 mm de espaço para cabeça, mais do que em qualquer picape compacta. No banco traseiro são 877 mm de espaço para cabeças, outro número imbatível. O espaço para joelhos é de 150 mm, também maior entre as picapes compactas e não muito distante das médias.
 
Ao volante, o motorista encontra facilmente uma posição ideal de dirigir graças aos ajustes de altura do banco e da coluna de direção. A posição de dirigir elevada garante ótima visibilidade e facilita a identificação de obstáculos ao redor do veículo, garantindo maior segurança. O volante ergonômico tem ótima empunhadura, teclas do piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e o controle do rádio fixo na coluna de direção.
 
O interior é marcado pelo conforto, garantido por detalhes que vão desde o acabamento caprichado ao conjunto completo de equipamentos de série. Há novos estofamentos em todas as versões, assim como a opção de bancos de couro. O painel com desenho moderno tem novas cores e acabamento em Black Piano ao redor do sistema Media NAV Evolution. 
 
A caçamba comporta 683 litros, mais do que qualquer picape compacta cabine dupla à venda no Brasil. São 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A proteção de plástico já vem de série e a tampa da caçamba suporta até 80 kg.
 
Outro diferencial no segmento é o local de instalação do pneu sobressalente (estepe), que fica embaixo da parte traseira do veículo, deixando a caçamba livre para o transporte de carga. O sistema é totalmente seguro, pois demanda o uso da chave do veículo para abertura e a tampa aberta.
 
O motor 2.0 16V tem 148 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. A oferta de torque é de 20,9 kgfm a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 20,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina.
 
Já o motor 1.6 16V oferece 115 cv a 5.750 rpm com etanol e 110 cv a 5.750 rpm com gasolina. Em torque, são 15,9 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e 15,1 kgfm a 2.500 rpm com gasolina.
 
Há duas ofertas de câmbio. Quando equipada com o motor 1.6 16V, a picape recebe uma transmissão manual de cinco velocidades do Duster 4×2, com a quarta e quinta marchas com relações mais longas. Já a versão movida pelo 2.0 16V traz o câmbio manual de seis marchas do Duster 4×4 também com relação final encurtada, o que garante mais agilidade.
 
 
 
VERSÕES
 
A picape Renault Duster Oroch é oferecida em três versões, com duas motorizações e duas opções de câmbio:
 
Expression 1.6 16V Flex câmbio manual de cinco marchas: airbag duplo, freios com ABS, direção hidráulica, travas elétricas, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor “Alumínio”, alerta sonoro de luzes acesas, rádio CD MP3 com 4 alto falantes (3D Sound by Arkamys) + USB + Bluetooth, vidros elétricos, alarme perimétrico, chave com comando de travamento a distância, comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite), assento do condutor com regulagem de altura, desembaçador do vidro traseiro, sistema CAR (travamento automático das portas a 6 km/h), barras no teto, santantônio, protetor de caçamba. Opcionais: retrovisores externos com regulagem elétrica e faróis de neblina. 
 
Dynamique 1.6 16V Flex câmbio manual de cinco marchas e Dynamique 2.0 16V câmbio manual de seis marchas: adiciona Media NAV Evolution com funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, faróis de neblina, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor “Cinza Escuro”, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, volante com acabamento em couro, computador de bordo, indicador de temperatura externa e vidros do motorista com comando one touch. Opcionais: bancos em couro.
 

Tags
Posso ajudar?