Trata-se do primeiro automóvel turbo da marca comercializado no país e também o primeiro a trazer a assinatura da Renault Sport, divisão responsável pela preparação de modelos esportivos da marca na Europa. O Fluence GT tem preço sugerido de R$ 79.370.
O Fluence GT é empurrado por um propulsor turboalimentado, de quatro cilindros em linha, capaz de desenvolver a potência máxima de 180 cv a 5.500 rpm. Graças ao turbo "twin-scroll", compacto e de última geração, quase 80% da força já está disponível a partir de 1.500 rpm. E o torque máximo de 30,6 kgfm aparece logo aos 2.250 rpm.
A eficiência do conjunto mecânico, segundo a Renault, se reflete nos números de desempenho do Fluence GT. O sedã atinge 220 km/h de velocidade final e precisa de apenas 8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, refletindo uma performance verdadeiramente esportiva.
A nova caixa de câmbio do Fluence GT conta com um diferencial de relação mais longa. Com essa alteração, todas as relações finais de marchas foram amplificadas, otimizando o aproveitamento do maior torque do motor 2.0 16V turbo e privilegiando o comportamento esportivo do carro. A sexta marcha, por exemplo, faz a diferença, sobretudo na estrada.
Com pneus 205/55 R17, o Fluence GT é equipado com suspensão independente na dianteira, do tipo MacPherson; na traseira, o conjunto é semi-independente, com eixo de torção. Todo o sistema, incluindo os amortecedores hidráulicos telescópicos e as molas helicoidais, é específico da versão GT e foi calibrado para garantir um toque esportivo sem deixar de lado o conforto na cidade.
A altura da carroceria em relação ao solo do Fluence GT é igual à das demais versões, mas o spoiler reduz a distância entre a carroceria e o chão. Na dianteira, por exemplo, o Fluence GT é 4 cm mais baixo que as versões Privilége e Dynamique.
A direção elétrica tem assistência variável; ou seja, fica mais firme progressivamente à medida que o veículo atinge velocidades mais elevadas. Com isso, em manobras, é leve e de fácil operação; em altas velocidades, ganha peso e firmeza, contribuindo para a segurança e dirigibilidade do modelo.
Segurança
A versão GT traz controles de estabilidade (ESP), que garante mais segurança nas curvas, ao corrigir movimentos que tirem o veículo da trajetória normal, e de tração (ASR), que confere mais aderência nos mais variados tipo de solo. Os freios são a disco nas quatro rodas com sistemas antitravamento (ABS), auxílio de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
O Fluence GT vem com seis airbags de série: dois frontais, dois laterais e duplos do tipo de "cortina", totalizando oito pontos de proteção aos ocupantes.
Tecnologia
A partida é feita com cartão eletrônico e por meio do botão "Start/Stop" no painel. O Fluence GT vem equipado com o sistema hands free, que permite ao motorista acionar o motor sem tirar o cartão eletrônico do bolso, bastando apenas que ele esteja no interior do veículo. O mesmo sistema é o responsável pelo travamento e destravamento automático das portas, comandado por sensores que identificam o afastamento ou aproximação do cartão.
A versão GT também possui o sistema de navegação desenvolvido especialmente para a Renault pela empresa TomTom , com tela de 5 integrada ao painel e acessível por controle remoto via Bluetooth.
O sistema de som, por sua vez, foi desenvolvido com exclusividade pela Arkamys, empresa francesa especializada em customização de som automotivo. Foi realizado um trabalho de tratamento digital do som com o objetivo de se obter uma qualidade sonora em três dimensões: "3D sound by Arkamys".
O conjunto inclui rádio CD Player MP3 de 140W, duas antenas, 4 alto-falantes e 4 tweeters, conexões USB/iPod, Bluetooth e Auxiliar – permitindo aos ocupantes desfrutarem da sua biblioteca pessoal de música -, tudo controlado pelo comando satélite instalado na coluna de direção.
O sistema de ar-condicionado digital dual-zone permite que motorista e passageiro regulem a temperatura mais conveniente para cada um deles. Os três passageiros do banco traseiro também se beneficiam com as saídas traseiras exclusivas do ar-condicionado.
O Fluence GT conta ainda com um teto solar elétrico com sistema antiesmagamento, possibilitando uma maior interação dos ocupantes com o exterior, resultando em um interior que privilegia, de forma natural, a luminosidade. Faróis de Xenon com regulagem de altura, acendimento automático e lavadores completam o pacote de itens tecnológicos.
Esportivo e elegante
As mudanças (internas e externas) incorporadas no Fluence GT foram concebidas pela equipe do Renault Design América Latina (RDAL), o primeiro estúdio de design da marca no continente americano.
O sedã apresenta visual esportivo, com estética equilibrada e sem exageros. Na dianteira, são marcantes o spoiler integrado ao para-choque, logo abaixo da entrada de ar frontal, assim como os faróis de neblina, circundados por moldura cromada, e os faróis de Xenon.
Na traseira, está presente um discreto aerofólio incorporado à tampa do porta-malas, como se fossem uma peça única. O escapamento cromado chama atenção e é envolvido pelo extrator de ar na cor preta, logo abaixo do para-choque. No centro da tampa do porta-malas, está o logotipo da Renault, com a inscrição "Fluence" logo abaixo, seguindo o atual padrão estético da marca. O conjunto é completado pelo friso cromado sobre a placa e pela inscrição "GT Renault Sport" abaixo da lanterna do lado direito.
Visto de lado, as saias laterais saltam aos olhos, assim como as rodas de cinco raios, com aro de 17 polegadas de diâmetro e de design exclusivo, deixando à mostra parte dos discos e da pinça de freio. Retrovisores – projetados para ganhar em aerodinâmica sem sacrificar o estilo – e maçanetas na cor "Dark Metal" garantem um toque extra de sofisticação ao modelo.
Os diferenciais desta versão esportiva do Fluence também estão interior, onde está um exclusivo conjunto de instrumentos, do qual fazem parte conta-giros analógico e velocímetro, marcadores de nível de combustível e de líquido de arrefecimento digitais.
Na cabine, o teto solar elétrico, possibilita uma maior interação dos ocupantes com o exterior, resultando em um ambiente agradável, que privilegia, de forma natural, a luminosidade. Os bancos, de couro com costura vermelha, oferecem apoios laterais reforçados para garantir firmeza ao corpo do motorista, necessária para uma condução esportiva. Nos apoios de cabeça, estão grafadas as letras "GT".
O interior é marcado pelo conforto, garantido por detalhes que vão do acabamento caprichado ao conjunto completo de equipamentos de série. O painel com desenho moderno e atraente é feito com material de alta qualidade, agradável ao toque. Ao volante, o motorista encontra facilmente a posição de dirigir ideal com os ajustes de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção.
O Fluence GT será comercializado em três diferentes tonalidades: Branco Glacier, Vermelho Fogo e Preto Nacré.