Depois de lançar, recentemente, o Sandero com câmbio automático, a Renault não esperou muito e acaba de incluir este equipamento também no Logan, que chega às concessionárias da marca na linha 2012. A exemplo do que aconteceu com o hatch, a caixa automática equipa o Logan Expression 1.6 16V Hi-Flex – 107 cv, quando abastecido com gasolina, e 112 cv com etanol no tanque -, que recebeu modificações estéticas no interior e exterior.
O sedã compacto da Renault terá preço sugerido a partir de R$ 41.950, enquanto a versão manual, equipada com motor 1.6 8V Hi-Torque e com a mesma lista de equipamentos de série, é comercializada a partir de R$ 38.450 – a linha 2012 conta também com as versões Authentique e Expression,- equipadas com motor 1.0 16V Hi-Flex.
De acordo com a marca francesa, o câmbio automático de quatro marchas, com opção de troca sequencial, é auto-adaptável, ou seja, modela-se ao estilo de condução do motorista. São nove programas diferentes, que vão desde uma condução mais suave até uma performance mais esportiva. Esta caixa possui uma central eletrônica "inteligente", que avalia, a todo instante, qual a melhor marcha para determinada situação ou o melhor momento para a troca de marchas, em função do estilo de condução do motorista.
O câmbio automático que equipa o Logan conta com a função "Kick down". Acionada quando o motorista pisa até o fim e de forma rápida o pedal do acelerador, a central eletrônica avalia e realiza a redução de uma ou duas marchas, conforme dos dados avaliados por ela. Essa operação melhora a aceleração disponível, como, por exemplo, na realização de ultrapassagens.
Também possui a opção de troca seqüencial de marchas. Para isso, basta mudar lateralmente a posição da alavanca. Desta maneira, as machas podem ser passadas com leves toques: para cima (aumenta a marcha) e para baixo (redução de marchas).
O câmbio conta ainda com recurso de condução em pisos de baixa aderência, acionado por um botão localizado na alavanca. Com a marcha selecionada em Drive (D), este dispositivo permite que o veículo saia da imobilidade em 2ª marcha em vez de 1ª marcha, permitindo melhor adequação do torque disponível na roda, evitando, desse modo, que o veículo patine ao trafegar por um terreno escorregadio, como lama ou grama molhada.
Pequenas modificações
Externamente, a principal alteração na linha 2012 do Logan está na traseira do automóvel. Seguindo a nova identidade visual da marca, o nome com a identificação do modelo foi para o centro da tampa do porta-malas, o que já ocorre, por exemplo, com outros automóveis da Renault, como Grand Tour, Symbol, novo Sandero e Fluence. Além disso, a lista de cores foi ampliada com a adoção do bege Poivre.
O Logan está disponível nas cores: branco Glacier; prata Etoile; bege Angora; preto Nacré; azul Crepúsculo; cinza Acier e vermelho Vivo. No interior, houve mudanças no painel, onde está instalado um rádio maior e mais moderno. Este equipamento, além de rádio AM/FM e CD-Player, conta com processamento digital de som (DSP) e reproduz músicas nos formatos MP3, WMA e WMV. Em sua parte frontal, ele conta com duas entradas: uma auxiliar, do tipo "jack", e outra para conexão USB/iPod, além da tecnologia Bluetooth. Os botões de acionamento do ar-condicionado também receberam modificações. As peças foram redesenhadas, ganhando um formato moderno e mais anatômico.Também houve ganhos estéticos no interior do veículo: os anéis dos contornos das saídas de ar e os puxadores das portas agora são na cor cinza inox.