Carro

Renault Oroch, a picape compacta que não é pequena

Uma Renault Duster com caçamba. Essa é a primeira impressão que se tem quando se olha para a Duster Oroch, a primeira picape da marca comercializada no Brasil. Para conhecer melhor o modelo que está chegando ao mercado, o GWEB TV avalia a versão Dynamique com motor 2.0 e câmbio manual de seis marchas, a top de linha da marca. 
 
Na verdade, a Renault inaugura um segmento novo, que vai além das picapes compactas, como a Strada e Saveiro, que oferecem versões com cabine dupla com pouco espaço para passageiros e para carga. 
 
Já a Oroch, derivada de um carro maior, não tem a cabine dupla e o compartimento para cargas só para inglês ver. Há espaço sim suficiente para quatro ou cinco ocupantes – o quinto vai apertado ali no meio – e uma caçamba com uma capacidade razoável, que dá para levar volumes maiores sem comprometer a condução. 
 
Desta forma, assim como a Renault incomodou as concorrentes quando lançou a Duster para brigar entre as SUVs menores, a Oroch já mexe com os demais fabricantes. A Fiat prepara o lançamento da Toro. Há notícias de que tanto a Ford como a Chevrolet se mexem para oferecer produtos nesta faixa. Seria uma mini Ranger e uma Grand Montana ou algo do gênero. 
 
A verdade é que a Oroch é bem interessante. Durante a avaliação, foi possível notar que ela cumpre bem o papel a que se propõe. Esta versão com motor 2.0, que oferece 148 cavalos de potência, e câmbio manual de 6 marchas, vai bem na cidade e na estrada. Aliás, numa rodovia, em sexta marcha, ela passa a impressão que tem a transmissão automática, de tão suave que é a condução. 
 
Para melhorar a condução e aproveitar o desempenho, para obter mais economia, o sistema Media NAV Evolution, oferecido em vários modelos da Renault, de série na versão avaliada, dá uma mãozinha ao avaliar como está a aceleração, antecipação e troca de marchas, dando notas ao motorista. Se pisar mais forte ou estiver exagerando na utilização do câmbio, o sistema faz a avaliação imediata. Para quem gosta de interagir com o veículo, é uma mão na roda. 
 
Ela oferece ainda como itens de série faróis de neblina, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor “Cinza Escuro”, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, volante com acabamento em couro, computador de bordo, indicador de temperatura externa e vidros do motorista com comando one touch. Só os bancos em couro são opcionais. 
 
A Oroch Dynamique 2.0 custa R$ 73,5 mil. Já o mesmo modelo com motor 1.6 e câmbio de 5 marchas sai por R$ 69,3 mil. A versão de entrada, Expression 1.6, tem o preço a partir dos R$ 64 mil. Ainda não há a oferta de câmbio automático nem com tração 4 x4, já disponíveis na Duster 2.0. 
 
A Duster Oroch em números
 
A picape tem 150 mm a mais no entre-eixos e 360 mm a mais no comprimento em comparação com o SUV Duster
São 4.693 mm de um para-choque ao outro e 2.829 mm de entre-eixos
A caçamba comporta 683 litros
São 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. 
A capacidade de carga do veículo é de 650 kg.
 
O motor 2.0 16V tem 148 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. 
 
Preços
Oroch Dynamique 1.6 – R$ 64.062,00
Oroch Expression 1.6 – R$ 69.301,00
Oroch Expression 2.0 – R$ 73.583,00
 
Veja esta reportagem em vídeo no GWEB TV
 

Tags
Posso ajudar?