Para quem quer um carro compacto bem esperto, a Renault tem a receita pronta. Trata-se do Sandero R.S. 2.0, que oferece motor, câmbio, suspensão, freios, entre outros equipamentos que o tornam um pequeno esportivo de verdade. Óbvio que há diferenças e estéticas em relação ao tradicional modelo de linha.
O R.S. vem de Renault Sport, um segmento do fabricante que atua na linha de modelos esportivos da marca. O Sandero é o primeiro modelo desenvolvido para o Brasil em conjunto com as equipes de design e engenharia da América Latina. Mas – destaque-se – a esportividade está muito além da aparência.
Conta com motor 2.0 aspirado, que entrega 150 cv e 20,9 kgfm com etanol, associado a um câmbio manual de 6 velocidades com relações curtas para maior esportividade. O R.S. atinge a velocidade máxima de 202 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,0 segundos.
Para honrar o título de garoto esperto, tem novas regulagens de suspensão, assistente de arrancada em subida (HSA), sistema de freios a disco nas quatro rodas, controle eletrônico de estabilidade (ESP) com regulagem específica R.S. e sistema de direção eletro-hidráulica (EPHS), além dos três modos de condução que podem ser selecionados através do botão “R.S. drive”: Standard, Sport e Sport+ com o ESP desligado.
Ou seja, se você quer uma condução mais comportada na cidade, sem sofrer tanto com a dureza comum dos modelos que se apresentam como esportivos, mas não oferecem qualquer opção ao motorista, o Sandero R.S. pode ser adaptado ao gosto do cliente. No Standart, tem um comportamento discreto, mas macio. Se optar pelo Sport, o carro endurece e se torna um kart de rua. Firme e mais sensível às imperfeições de nossas vias, ele – por outro lado – parece grudar no chão quando você exige mais dele numa curva mais fechada, por exemplo.
O câmbio de 6 marcas, com relações curtas, garante trocas precisas e seguras. E também consegue resistir quando é necessário reduzir demais a velocidade. Em muitos casos, ele consegue se manter em quinta ou sexta e, mesmo assim, recuperar o ritmo.
Ele também parece ser esportivo
Não basta o Sandero R.S. ter todos os ingredientes para ser um esportivo. Ele precisa parecer ser um carro diferenciado. Desta forma, a Renault caprichou no visual em relação aos modelos “normais”. São novos para-choques (dianteiros e traseiros), rodas 195/55 R16 com acabamento ‘Black Aluminium’ (opcional rodas 205/45 R17), saias laterais, do spoiler traseiro, dupla saída do escapamento, espelhos retrovisores na cor preta brilhante e inscrição R.S. abaixo do logotipo Renault na grade dianteira e também na tampa traseira.
Por dentro, a esportividade e garantida. Inspirado em um cockpit, tem pedaleiras de alumínio, além de bancos e volante esportivos exclusivos. As cores e grafismos do painel de instrumentos são específicos da versão R.S., as saídas de ar ganharam detalhes na cor vermelha e os puxadores das portas são na cor Dark Metal.
Como equipamentos de série, conta com sistema de ar-condicionado automático e Media NAV Evolution, a moderna central multimídia integrada ao painel com tela de 7 polegadas touchscreen, que oferece bem mais do que GPS, Bluetooth® e rádio. Um detalhe: diferente de outros modelos da Renault com esse dispositivo, no R.S. ele não traz dicas de consumo sustentável ou dicas para economia de combustível.
O Sandero R.S. 2.0 tem preço sugerido de R$ 58.880. Com rodas de 17 polegadas, o único opcional, o modelo custa R$ 59.880.