O Teatro Adamastor receberá um público especial nesta segunda-feira (27).
Cerca de 580 famílias pobres, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, serão beneficiadas pelo programa Renda Cidadã. Das 8 às 13 horas, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social fará a entrega dos cartões para as famílias. Em Guarulhos, com a inclusão dos novos beneficiados, o programa atinge a marca de 6.285 contemplados, em 2015.
Cada família receberá R$ 80 e participará de oficinas de geração de renda e qualificação profissional. As ações têm as finalidades de dar apoio financeiro temporário e recuperar a autonomia socioeconômica das famílias pobres. As famílias podem receber o benefício por até 36 meses.
A elegibilidade das famílias para recebimento do benefício é obrigatoriamente revista a cada 12 meses. Para permanecer no Renda Cidadã, a família com crianças e adolescentes (de 6 a 15 anos) precisa mantê-los frequentando a escola e com carteira de vacinação atualizada (até 7 anos). O titular do benefício é preferencialmente a mulher chefe de família com idade mínima de 18 anos.
Como se cadastrar?
Para se cadastrar, as famílias precisam procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência; comprovar ou declarar renda mensal familiar per capita de até meio salário mínimo; e apresentar comprovante ou declaração de endereço onde possa ser localizada.
Sobre o Renda Cidadã
Com o propósito de implementar as políticas públicas de apoio à família, o Renda Cidadã foi instituído em setembro de 2001. Este programa de transferência de renda estadual surgiu com o propósito de enfrentar o processo de empobrecimento de uma parcela significativa da população, que tem alterado profundamente a estrutura familiar.